Notícias

Júlio Lopes participa de evento de prevenção ao uso de droga

O vereador Júlio Lopes esteve presente no último sábado, dia 19, na capacitação sobre prevenção ao uso de drogas do Projeto Rede Ewò, articulada pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN).
Em Rio Claro, o evento foi realizado na Vila Industrial, (no Ylê Axé Obá Odokiran) e contou com apoio da prefeitura, Assessoria de Integração Racial e do Conselho Municipal da Comunidade Negra (Conerc).
Um das características da iniciativa é realizar os encontros sempre em casas religiosas, visando construir uma metodologia para o enfrentamento às drogas nos espaços religiosos de matriz africana. 
A CEN, que conta com parceria da Renafro Saúde (RS), realiza o projeto com financiamento do Ministério da Saúde. Em Rio Claro, Maria Eulina Marques foi a representante do Ministério e desenvolveu a palestra “Política Integral de Saúde da População Negra”.
Diversas casas religiosas de Rio Claro e região estiveram presentes na capacitação e manifestaram suas ideias, ações e conduta que seguem quando se deparam com o problema de drogas.
Na composição da mesa que deu início as atividades, o Executivo foi se fez presente por meio da vice-prefeita Olga Salomão, já o Legislativo foi representando pelo vice-presidente Julio Lopes.
Cientes da importância de programações que visem ações de enfrentamento às drogas direcionadas à sociedade civil, os vereadores avaliam ser fundamental a participação do poder Legislativo. Esta relação entre população e vereadores geram ações mais articuladas que originam resultados positivos.
O vice-presidente da Câmara Municipal Júlio Lopes destacou que o ano passado foi realizado o projeto Encontrarte, que é um programa do governo federal que visa o enfrentamento às drogas. “Por meio da deputada federal Aline Correa trouxemos este projeto à cidade. O trabalho envolveu mais de 4 mil pessoas e ocorreram apresentações teatrais nas escolas estaduais sobre drogas, nas quais os jovens puderam verificar de forma lúdica as consequências sobre a utilização de drogas”.
Na capacitação a prevenção foi por colocada por todos como a melhor ferramenta contra as drogas, porém, é preciso salientar que ainda é grande o número de usuários em Rio Claro. Sobre os trabalhos de atendimento e recuperação das pessoas, a coordenadora técnico-administrativo do Caps –Álcool e Drogas, Paula Becker, fez uma explanação sobre os serviços prestados.
Paula enfatizou que a conduta de atendimento do Caps é em consonância com a esfera federal, na qual direciona para um atendimento mais humanizado, sem isolar o usuário da família e do convívio social. O objetivo é que a pessoa se recupere com o apoio dos serviços desenvolvidos pelo Caps.
A coordenadora informa que em casos de crises agudas os familiares podem acionar o Samu e direcionar ao Caps III.
Durante a programação da capacitação outras oficinas foram desenvolvidas como “Drogas e seus efeitos psíquicos”, com o Doutor Patrick Oliveira e “Drogadição e Seus Efeitos no Aspecto Social”, com a assistente Social Soila Ribeiro.
No decorrer de todas as atividades os participantes interagiam com os palestrantes para tirar dúvidas, expor ideias e opiniões, fazer desabafos e fortalecer ações.
Entre os assuntos mais abordados podemos destacar: a necessidade de mais oportunidades aos jovens de baixa renda, o fortalecimento da autoestima e o acolhimento e união das Casas Religiosas de Matriz Africana.

64201_397428570350943_737820006_n 304199_397428593684274_408185464_n 558283_397428557017611_604622312_n

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo