Saúde

Vereador Julinho Lopes acompanhou avaliação pré-cirúrgica do 5º mutirão de cirurgias de catarata e pterígio

Aproximadamente 500 pacientes que passaram por avaliação pré-cirúrgica no sábado (17), no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD), localizado na avenida 24, nº 1040, bairro Santana, já saíram da consulta com a cirurgia de catarata ou pterígio agendada. As primeiras cirurgias do 5º (quinto) mutirão serão realizadas nos dias 7 e 8 de fevereiro, no CEAD de Rio Claro.

Assim como nos quatros mutirões anteriores, este também conta com recursos viabilizados pelo vereador Julinho Lopes (Progressistas), em parceria com o deputado federal Mauricio Neves e o deputado estadual Delegado Olim.

“Já realizamos aproximadamente 2.500 cirurgias em quatro mutirões, e estamos comprometidos em continuar esse trabalho, reiterando nosso compromisso de recuperar não apenas a visão, mas a dignidade e qualidade de vida dessas pessoas”, observa o vereador.

A catarata é uma doença silenciosa e gradual, apresenta sintomas sutis como visão embaçada (neblina), sensibilidade à luz (fotofobia), cores desbotadas/amareladas, dificuldade para enxergar à noite e mudança frequente no grau dos óculos, pois o cristalino do olho fica opaco, afetando a visão de perto e de longe. A progressão é lenta, tornando difícil notar a piora até que atividades diárias comuns sejam comprometidas, mas é reversível, com a realização da cirurgia que retira o cristalino opaco e introduz uma lente intraocular, que devolve a visão ao paciente.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo