O vereador Julinho Lopes (Progressistas), convidou todas as entidades que assistem as pessoas com deficiência para participar da reunião com o prefeito municipal João Teixeira Júnior, nesta quarta-feira 30/01, para tratar da concessão de gratuidade no transporte público urbano, para as pessoas com deficiência.
Trata-se de uma antiga reivindicação do vereador, que já foi encaminhada diversas vezes, através de requerimentos ao Poder Executivo, desde o início de seu trabalho como legislador.
A viabilidade dessa concessão está sendo analisada por esta Administração através das Secretarias Municipais de Finanças, Mobilidade, Negócios Jurídicos e Desenvolvimento Social.
Inicialmente será feito um levantamento do número de pessoas com deficiência que se utilizam desse meio de transporte, para que seja calculado a previsão desse custo financeiro.
O vereador Julinho Lopes observou que o pleito trata-se de um direito assegurado por Lei Federal, que há anos vem sendo reivindicado pela população Rio-clarense. Essa gratuidade no transporte público é uma necessidade para muitas pessoas com deficiência para atividades de lazer, saúde, trabalho etc. “O preço da passagem pode não parecer muito, mas para algumas pessoas o valor gasto com transporte pesa no final do mês”, assinalou.
Participaram da reunião secretários municipais e os representantes das entidades Aderc, Instituto de Equoterapia, Allan Kardec, Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria”, Associação dos Surdos de Rio Claro, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Apachi-PV (Associação de pais e amigos do Centro de Habilitação Infantil – Princesa Victoria).