Educação

Obras do Instituto Federal Rio Claro já estão em andamento

O IFSP realizou nesta segunda-feira (26) a cerimônia de lançamento da pedra fundamental para a construção do campus Rio Claro. A estrutura será construída com aproximadamente 3.000 m², com portaria, bloco administrativo, quadra poliesportiva, laboratórios, 17 salas de aula e o bloco hexágono reformado e ampliado. A obra que já está em andamento, fica localizada na Rua 11 com a Avenida 30, bairro Santana, antigo campus da Unesp, prédio que durante anos ficou desocupado e era problema para os moradores daquela região.

O vereador Julinho Lopes (Progressistas), que participou da articulação para a instalação do campus, disse que o trabalho para vinda do IFSP a Rio Claro começou há tempos, mas “a sementinha começou a germinar a partir de 2021, sempre com o apoio do prefeito Gustavo”. “A mobilização também teve a participação do deputado federal Mauricio Néves e do reitor Silmário Batista dos Santos”, conclui.

De acordo com Alexandre Vidor, diretor do Ministério da Educação, assim como já aconteceu em outras localidades, a instalação de um campus em Rio Claro vai mudar para melhor a história da cidade.

Para o diretor do campus Rio Claro do Instituto Federal, Eduardo Antonio Modena, a cidade está ganhando uma instituição educacional, ou seja, um dos mais importantes equipamentos públicos para uma sociedade.

O reitor do Instituto Federal, Silmário Batista dos Santos, frisou que os alunos não pagarão pelas aulas. “Serão cursos gratuitos, isso tem que ser destacado”.

A portaria que autorizou o funcionamento do IFSP em Rio Claro permite que o campus tenha até 40 docentes e 26 técnicos administrativos, além de 800 alunos matriculados.

O primeiro curso a ser implantado em Rio Claro será no eixo de Informação e Comunicação, que contempla cursos como Desenvolvimento de Sistemas, Informática, Nuvem, IoT, IA, Big Data, entre outros.

Da solenidade também participaram Pique, vereador de Cordeirópolis; Rodrigo Silva vereador de Olímpia e representando o deputado federal Mauricio Néves; Gabriela Arduino, diretora do Instituto Federal Bauru; Iara Cury, representante do Instituto Federal Bragança Paulista e demais autoridades.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo