O Dia Internacional dos Direitos do Consumidor – 15 de março – contou com atividade especial em Rio Claro neste ano. Na última sexta-feira, a Câmara Municipal de Rio Claro através do vereador Júlio Lopes entregou ao Procon a Moção de Reconhecimento pelos trabalhos prestados na cidade.
A mesa principal do evento, nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (Acirc), foi composta por: prefeito Du Altimari, juíza Cynthia Andraus Carretta representante do Poder Judiciário, Antônio Carlos Beltrame – Secreta – presidente da Acirc, advogado Orlando Pilla Junior representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Rio Claro), delegado Alexandre Hubner Della Coleta da Polícia Civil e o responsável pelo Procon-Rio Claro, Sérgio Santoro.
Du Altimari destacou que o Procon-RC “deu um grande salto” na atual administração ao se referir da quantidade e da qualidade dos serviços prestados à comunidade. Ele enfatizou que o Procon-RC simboliza a defesa do povo. “O nosso governo está voltado àqueles que mais necessitam”, discursou.
Júlio Lopes falou sobre a amplitude das ações do Procon-RC lembrando que além da fiscalização permanente no comércio o órgão também tem a função de fiscalizar os investimentos imobiliários da cidade evitando transtornos para quem compra os imóveis bem como transtornos burocráticos para o poder público.
“O (Sérgio) Santoro quando assumiu em 2009, o Procon-RC estava estagnado. “Hoje, após muitos trabalhos realizados com eficiência, na cidade, podemos dizer que o nosso Procon é referência em todo o Estado de São Paulo”, declarou Júlio Lopes. “Prestamos aqui uma singela homenagem, aprovada por todos os vereadores, a qual dedico a todos os funcionários do órgão”, acrescentou.
Sérgio Santoro listou alguns avanços significativos do Procon-RC conquistados nos últimos quatro anos. Entre eles: o Procon Idoso, que tem o objetivo de dar uma atenção especial às pessoas que muito já contribuíram com a comunidade; o Procon Cervezão; a Central de Denúncias Virtuais e o primeiro Procon dentro de um supermercado, instalado nas dependências do Enxuto.
Santoro comentou falou também sobre o lançamento do Selo Azul 100% destinado às empresas que respeitam o consumidor. “Através deste selo, o consumidor poderá verificar quais empresas agem corretamente”, adiantou.
Santoro entregou Menção Honrosa a Du Altimari, Cynthia Carreta, Alexandre Coleta, Orlando Pilla e Secreta antes de homenagear as ex-estagiárias do Procon-RC Natália Moraes, Fernanda Machado e Ana Lúcia Camargo e o supervisor Mário Rodrigues Ferreira.
O deputado Aldo Demarchi representou o Parlamento Paulista no evento. Lembrou que o Procon funciona em Rio Claro há 21 anos e destacou: “O consumidor precisa ter onde recorrer. Daí a importância do trabalho desenvolvido pelo Procon”.
