Excursão pelo Corumbataí apura condições do rio
Equipe de seis pessoas divididas em dois barcos sob o comando do vereador Julinho Lopes excursionou por dez horas pelo rio Corumbataí nesta quinta-feira (28). Outros três integrantes mantiveram-se no grupo de apoio em terra.
O trajeto de aproximadamente 25 quilômetros foi iniciado no município de Corumbataí até a Estação de Tratamento de Água (ETA) em Rio Claro. A operação foi desenvolvida das 8 às 18 horas.
O objetivo da excursão é registrar as condições do rio conforme programa de mapeamento para o Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Corumbataí e Jundiai (PCJ). Integram a programação as câmaras municipais de Rio Claro, Piracicaba, Ipeúna, Corumbataí, Santa Gertrudes, Analândia e Itirapina.
A iniciativa é dos vereadores José Aparecido Longato, de Piracicaba, e do vereador Julinho Lopes, da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Rio Claro.
Conforme o apurado, em diversos trechos o rio encontra-se prejudicado por ausência de mata ciliar, assoreamento por deslize de terra no leito e por vegetação tombada das margens com depósito de lixo doméstico.
Segundo Julinho Lopes, uma segunda excursão irá mapear outro do trecho do rio para na sequência operação semelhante ser desenvolvida no Ribeirão Claro.
A partir desses levantamentos, as sete cidades da região deverão investir em planos de recuperação dos rios em cronogramas desenvolvidos conforme programações do Consórcio do PCJ.