Comitiva de Rio Claro discute inclusão no mercado de trabalho com secretário estadual em Piracicaba
Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), Tadeu Morais de Sousa esteve no Sest/Senat de Piracicaba na última quarta-feira, dia 6. Na ocasião, ele reuniu-se com diversos representantes de prefeituras e Câmaras Municipais. Vice-presidente do Legislativo local, Júlio Lopes e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Beltrame, o Secreta, representaram Rio Claro no encontro.
Em sua fala, Tadeu Morais abordou a mudança de comportamento do mercado no que diz respeito à busca por emprego. Segundo ele, antes, famílias não mediam esforços para que filhos pudessem concluir estudos em faculdades. “Hoje, o diploma não é garantia de emprego para ninguém. Não aconselho a nenhum pai ou responsável a deixar o filho fora do mercado de trabalho até o término da faculdade. Precisamos encontrar caminhos para a inclusão do adolescente no mercado através de capacitação tecnológica”, afirmou.
O discurso do secretário estadual está alinhado às palavras de Júlio Lopes. Para o parlamentar é preciso priorizar o estudo mas também definir mecanismos para que o adolescente e o jovem possam acumular conhecimentos profissionais antes do término dos estudos na faculdade. “A disputa por vagas no mercado de trabalho está mais acirrada a cada dia. O jovem que se encaixa na empresa, mesmo como aprendiz, tem chance maior de sucesso na carreira após a conclusão dos estudos acadêmicos”, sinaliza.
Na reunião, o secretário Beltrame, solicitou apoio a Tadeu Morais para a reforma do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Rio Claro. “A reforma do prédio bem como o investimento na parte de mobília cabem ao Ministério do Trabalho”, informou Morais.
Desta forma, Beltrame e Júlio Lopes sinalizaram com agendamento em Brasília para discutir o assunto. “Estarei apresentando requerimento na próxima sessão ordinária, dia 11, solicitando apoio do Ministério do Trabalho para que o PAT local possa ser reformado”, afirmou o vereador.
Participante da Aglomeração Urbana de Piracicaba, Júlio Lopes também articula a inclusão de Rio Claro no programa do governo paulista denominado Frente de Trabalho. Serão implantadas, na região, 200 bolsas para jovens com idade a partir de 17 anos. O programa proporciona qualificação profissional e renda à população desempregada e em situação de vulnerabilidade social. “Além de capacitar os jovens, o Frente de Trabalho também oferece bolsa auxílio”, comenta o parlamentar do PP.
A presença de Tadeu Morais no Sest/Senat teve como objetivo a capacitação de membros das Comissões de Emprego de Piracicaba e Região. “As discussões entre os representantes do governo, dos empregados e empregadores existentes nas Comissões Municipais de Emprego (CME) colaboram para garantir emprego de qualidade ao cidadão paulista”, disse o representante do governo paulista.
Júlio Lopes e Antônio Carlos Beltrame na reunião com o secretário Tadeu Morais
