Notícias

Comitiva de Rio Claro discute inclusão no mercado de trabalho com secretário estadual em Piracicaba

01 02 Piracicaba 03 Trabalho Piracicaba

Comitiva de Rio Claro discute inclusão no mercado de trabalho com secretário estadual em Piracicaba

Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), Tadeu Morais de Sousa esteve no Sest/Senat de Piracicaba na última quarta-feira, dia 6. Na ocasião, ele reuniu-se com diversos representantes de prefeituras e Câmaras Municipais. Vice-presidente do Legislativo local, Júlio Lopes e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Beltrame, o Secreta, representaram Rio Claro no encontro.

Em sua fala, Tadeu Morais abordou a mudança de comportamento do mercado no que diz respeito à busca por emprego. Segundo ele, antes, famílias não mediam esforços para que filhos pudessem concluir estudos em faculdades. “Hoje, o diploma não é garantia de emprego para ninguém. Não aconselho a nenhum pai ou responsável a deixar o filho fora do mercado de trabalho até o término da faculdade. Precisamos encontrar caminhos para a inclusão do adolescente no mercado através de capacitação tecnológica”, afirmou.

O discurso do secretário estadual está alinhado às palavras de Júlio Lopes. Para o parlamentar é preciso priorizar o estudo mas também definir mecanismos para que o adolescente e o jovem possam acumular conhecimentos profissionais antes do término dos estudos na faculdade. “A disputa por vagas no mercado de trabalho está mais acirrada a cada dia. O jovem que se encaixa na empresa, mesmo como aprendiz, tem chance maior de sucesso na carreira após a conclusão dos estudos acadêmicos”, sinaliza.

Na reunião, o secretário Beltrame, solicitou apoio a Tadeu Morais para a reforma do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Rio Claro. “A reforma do prédio bem como o investimento na parte de mobília cabem ao Ministério do Trabalho”, informou Morais.

Desta forma, Beltrame e Júlio Lopes sinalizaram com agendamento em Brasília para discutir o assunto. “Estarei apresentando requerimento na próxima sessão ordinária, dia 11, solicitando apoio do Ministério do Trabalho para que o PAT local possa ser reformado”, afirmou o vereador.

Participante da Aglomeração Urbana de Piracicaba, Júlio Lopes também articula a inclusão de Rio Claro no programa do governo paulista denominado Frente de Trabalho. Serão implantadas, na região, 200 bolsas para jovens com idade a partir de 17 anos. O programa proporciona qualificação profissional e renda à população desempregada e em situação de vulnerabilidade social. “Além de capacitar os jovens, o Frente de Trabalho também oferece bolsa auxílio”, comenta o parlamentar do PP.

A presença de Tadeu Morais no Sest/Senat teve como objetivo a capacitação de membros das Comissões de Emprego de Piracicaba e Região. “As discussões entre os representantes do governo, dos empregados e empregadores existentes nas Comissões Municipais de Emprego (CME) colaboram para garantir emprego de qualidade ao cidadão paulista”, disse o representante do governo paulista.

Júlio Lopes e Antônio Carlos Beltrame na reunião com o secretário Tadeu Morais

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo