Notícias

Autoridades da região debateram nesta quarta-feira, em Ipeúna, medidas para a preservação do Rio Corumbataí.

1175539_499589386801527_323178768_n

Autoridades da região debateram nesta quarta-feira, em Ipeúna, medidas para a preservação do Rio Corumbataí.

Representantes dos municípios de Analândia (SP), Rio Claro (SP), Ipeúna (SP), Corumbataí (SP) e Piracicaba (SP) participaram, hoje pela manhã (28,) de mais um encontro do Fórum Regional Permanente em Defesa do Rio Corumbataí. A reunião, ocorrida na Câmara de Vereadores de Ipeúna, contou com a participação dos palestrantes Marco Rogério Gomes da Silva, que falou sobre o pagamento por serviços ambientais, de José Antônio de Campos, vice-prefeito de Ipeúna, responsável por apresentar a infraestrutura do município e do primeiro secretário da Câmara Municipal, local, que falou e apresentou um vídeo sobre as cachoeiras localizadas na divisa de Ipeúna com Itirapina.
O idealizador do Fórum, o vereador e primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Piracicaba, José Aparecido Longatto (PSDB), ressaltou a importância do Rio Corumbataí para o abastecimento de Piracicaba. “Nós captamos a água desse rio para beber, pois esse Fórum foi criado em defesa da vida. Santa Gertrudes, por conta das cerâmicas, e Rio Claro, são as cidades que mais poluem o Corumbataí e, hoje, não tem nenhum representante de Santa Gertrudes”, destacou.
O vereador Júlio Lopes, da Câmara Municipal de Rio Claro, ressaltou que o município tratará em 100 por cento o esgoto a partir do ano que vem. “Hoje, Rio Claro coleta 100 por cento o esgoto e trata 55 por cento, pois em 2014 esperamos resolver esse problema com a operação da nova estação de tratamento de esgoto que está sendo finalizada.
ETE Defasada
O vice-prefeito de Ipeúna, José Antônio de Campos, conhecido como Zé Banana, disse que o Departamento de Água e Esgoto (DAE), da cidade, iniciou com recursos próprios a construção de uma nova estação de tratamento de resíduos sólidos, mas ainda aguarda verba do governo do Estado, na ordem de R$ 3 milhões de reais, para ser concluída e entrar em funcionamento em 2014 possibilitando o tratamento de esgoto na sua totalidade. A atual ETE, segundo Campos, está defasada por causa do aumento da população de três mil para sete mil moradores.
Diego Heron Pinheiro, vereador e primeiro secretário da Câmara Municipal de Ipeúna, afirmou “que é fácil chegar ao produtor e dizer que ele não pode fazer isso ou aquilo. O produtor, muitas vezes, comete irregularidade porque desconhece as leis, porém nós precisamos encontrar pessoas que nos indiquem os caminhos para se conseguir verbas do Estado e da União para destinar ao Meio Ambiente”.
De acordo com o vereador Longatto, que é integrante da Organização Ecológica do Rio Corumbataí (Oeco), o trabalho de preservação do Rio Corumbataí teve início em 1994 culminando no surgimento da Oeco e do Fórum Regional. “Toda a poluição e o esgoto das cidades que ficam antes de Piracicaba nós recebemos, porque o nosso município é o último. Eu já processei um dos prefeitos de Rio Claro pelo não tratamento dos resíduos e o Ministério Público caiu em cima dele. Até 2014 essa cidade vai tratar 100 por cento, mas foi uma luta árdua”.
O Fórum Regional Regional Permanente em Defesa do Rio Corumbataí é composto pelos municípios de Santa Gertrudes, Itirapina, Charqueada, Corumbataí, Analândia, Ipeúna, Rio Claro e Piracicaba, esta última, a que mais sofre com o esgoto despejado das cidades que ficam a montante. O próximo encontro foi marcado para o dia 29 de setembro, a partir das 9h, em Itirapina.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo