Notícias

Vereadores visitam a Câmara Municipal de Louveira

935730_449121068515026_1199339753_n

 A Câmara Municipal de Louveira possui um projeto de prédio 
sustentável que tornará o edifício energeticamente eficiente

A Câmara Municipal é o local mais importante de atuação dos vereadores, pois é onde exercem o papel de legisladores e de fiscalizadores da Administração Municipal e, consequentemente, o local mais representativo da comunidade, porque ali está a maioria das correntes de pensamento da população, representando os mais diversos setores da sociedade.

Em muitos municípios, a Câmara Municipal disponibiliza para a população, de maneira gratuita, bibliotecas, cursos e palestras, espetáculos e uma estrutura independente, conseguindo dessa forma integrar a casa junto à população.

A atual mesa diretora pretende visitar algumas cidades onde a Câmara Municipal conta com prédio próprio e que possua estrutura semelhante a que Rio Claro necessita para atender a sua população, e, principalmente, que tenha em sua arquitetura a qualidade de edifício sustentável. Dessa forma, com o intuito de conhecer a sede do Legislativo, os vereadores Agnelo Matos (PT) e Julinho Lopes (PP), respectivamente presidente e vice da Câmara de Rio Claro, foram recebidos pelo presidente da Câmara de Louveira, vereador Estanislau Steck (PSD).

Situada na região de Campinas, a cidade de Louveira (38 mil habitantes) conta com sede própria para a Câmara Municipal desde 2008 e está desenvolvendo atualmente seu projeto de sustentabilidade. Nele está contido o uso de um telhado verde, que possibilita o gerenciamento de grandes cargas de águas pluviais, melhoria térmica, serviços ambientais e novas áreas de lazer. Nesse caso, o projeto conta com painéis solares que irão reduzir praticamente a zero o consumo de energia elétrica.

Hoje, em Louveira, a infraestrutura oferecida pela Câmara à população conta com uma ampla biblioteca multimídia, anfiteatro multiuso, salas de acesso à internet, salão nobre preparado para cursos, palestras, seminários e um plenário adequado a atender as necessidades da imprensa e dos próprios vereadores.

O vereador e presidente da Câmara de Rio Claro, Agnelo Matos, se mostrou satisfeito com a visita e enfatizou a necessidade de se conhecer outros parlamentos com sede própria em nossa região. “Devemos visitar outras cidades onde a Câmara Municipal possua prédio próprio” continua – “nessa visita podemos destacar que a Câmara de Louveira oferece condições para que o Legislativo atue de maneira muito intensa junto à população, pois a estrutura física permite que se ofereça com melhor qualidade o acesso a biblioteca, cursos, palestras e até espetáculos”. O presidente ainda citou que “a caixa de ressonância da sociedade é a Câmara Municipal e por isso ela deve oferecer condições para que a população possa viver o verdadeiro exercício da cidadania que é o de participar do processo político”.

O vereador Julinho Lopes, durante a visita, elogiou a estrutura da sede do Legislativo louveirense e a preocupação em realizar um projeto voltado à sustentabilidade do edifício. “A infra-estrutura da Câmara Municipal de Louveira possibilita que a população participe ativamente do Legislativo, não apenas durante as sessões, mas oferecendo a ela opções de cultura, informação, conhecimento e lazer”. Ele também destaca o desenvolvimento de um projeto sustentável para o edifício. “Durante a visita vimos poucas luzes acesas, o aproveitamento da iluminação artificial é total” cita – “e com a implantação do telhado verde, o custo do projeto pode ser recuperado em pouco tempo, contando apenas com a economia gerada pelo baixo consumo de energia e água”. O parlamentar também citou que dentro de um projeto de prédio sustentável existe a opção da criação das calçadas ecológicas, cujo método auxilia no escoamento das águas evitando as inundações indesejáveis, contribuindo com o equilíbrio ambiental e com a qualidade de vida no município.

 

 

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo