Notícias

Vera Lúcia Simões da Silva e Carlos Carbinatti Júnior recebem Medalhas de Honra aoMérito

   

   

   

   

 

A Câmara Municipal de Rio Claro entregou nesta quinta-feira, dia 31, às 19h30, na Sala de Sessões, as Medalhas de Honra aoMérito à Professora Doutora Vera Lúcia Simões da Silva e ao esportista Carlos Carbinatti Júnior.

A iniciativa da solenidade é do vereador Julinho Lopes. “Sinto-me honrado em homenagear duas pessoas tão importantes para o esporte não só de Rio Claro como do Brasil”.

Para o vereador Julinho Lopes a honraria é o reconhecimento do esforço, dedicação e disciplina destes dois esportistas. “Eles são merecedores desta homenagem e são exemplos e referência tanto para os jovens como para as pessoas mais idosas”, destaca o vereador.

VeraLúcia Simões da Silva

Nasceu em Juiz de Fora, Minas Gerais,  em 06/07/1941. Filha de Constantino Simões da Silva Filho e Alice Hannickel Simões, ambos já falecidos.

Sua graduação universitária foi em EducaçãoFísica na UFMG, em Belo Horizonte. Entre os anos de 1972 à 1986 atuou como professora universitária e  foi Chefe de Departamento na Universidade Federal de Viçosa.

Em 1986, ingressou, como  professora doutora, na Unesp de Rio Claro onde atuou como  Chefe de Departamento de Educação Física, membro de diversos conselhos da universidade e presidente da Adunesp, hoje Seção Sindical.

No ano de 1999, aposentou-se e continua fazendoo que mais gosta – Nadar.

Nos anos de 2002 à 2004 – foi diretora de esportes na Secretaria de Esportes de Rio Claro/SP . Posteriormente foi presidente do Probus e do PV Mulher, ambos em Rio Claro.

Em 2010 recebeu troféu Melhores do Ano, da Prefeitura Municipal de Rio Claro.

Recebeu também o troféu de Melhor Performance Feminino da União da Natação Máster do Interior (UNAMI). Participou de vários campeonatos de natação,estaduais, brasileiros, sul-americanos e mundial, os primeiros na infância e juventude e os últimos no máster.

No ano em que completou 70 anos superou diversos recordes brasileiros e sul americanos, da categoria, e individuais, nos estilos, 50 metros livre, costas e borboleta, e 100 e 200 metros medley individual.

Em novembro de 2011, participou juntamente com outros nadadores de Rio Claro e região, do Campeonato Pan Americano de Natação Máster. Ganhou as 5 provas individuais, além de bater recordes brasileiros, sul americanos e pan americanos. Nos revezamentos ganhou 2medalhas de outro, com recorde, 1 de prata e 1 de bronze.

Na lista dos 10 Mais da Federação Internacional de Natação Master, (FINA) em 2011 está em terceiro lugar no mundo nos 200 metros medley individual, ou 4 estilos, na sua faixa de idade.

CarlosCarbinatti Júnior

Carlos sofreu uma Paralisia Cerebral após ficar sem oxigenação por mais de 5 minutos. Por isto teve como sequela uma Hemiplegia (paralisação do lado direito do corpo). Com tratamento adequado recuperou grande parte de seus movimentos dos membros superiores, porém tem uma sequela permanente no Pé direito e parte do Joelho que os deixou rígidos (sem rotação)além da sua paralisia cerebral que aponta uma perda entre 20% a 30% de massa encefálica (segundo avaliação do Comitê Médico de Classificação Funcional da Federação Internacional de Tênis de Mesa – ITTF).

Iniciou no Tênis de Mesa em 1998 no JoãoRehder  Netto  aos 14 anos.

Nas competições sua trajetória começou nos Torneios internos no Colégio Koelle e depois nos Torneios Rioclarense realizados no João Rehder Netto

Em 1999,  passou a competir na Liga Paulista em piracicaba onde foi inúmeras vezes Campeão no Infantil e Juvenil

Em 2000, foi Campeão dos Jogos Regionais por Equipes em Mogi-Guaçu aos 16 anos. Em 2001 e 2005 foi eleito o melhor mesatenista da Liga Paulista. Foi Campeão Brasileiro da Copa do Brasil em 2001.

Tudo isto jogando entre os mesatenistas convencionais (sem deficiência). Passou por adaptação dos treinamentos até 2006e em 2007 foi classificado para disputar as competições Paraolímpicas.

No mesmo ano disputou e foi Campeão Brasileiro da Classe 9 Paraolímpica em  Brasília- DF e desde então está invicto no Brasil.

Reclassificado em 2009, no Campeonato Panamericano da Venezuela passou a disputar a Classe 10.

Ocupa hoje o 13º Lugar do Ranking Mundial. Conquistou no Jogos Para-Panamericanos de Guadalajara 2011 – 2 Medalhas de Ouro

Foi eleito ainda o melhor mesatenista dos Jogos Para-Panamericano pela Federação Internacional de Tênis de Mesa. Em 2012venceu o Mundial Aberto da Alemanha. Ficou e 4º Lugar na Eslovênia  e Eslovaquia no mês de maio de 2012

 

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo