Notícias

Valorizar o homem do campo e facilitar o escoamento da produção é fortalecer a economia

45731_484752144951918_1572937341_n

A industrialização, processo de importância inquestionável para o desenvolvimento dos municípios, provocou o êxodo rural. Em busca de melhores condições de vida, muitas famílias deixaram o campo para buscar na cidade vagas no mercado de trabalho que além de salário traz como atrativos o 13º salário, férias e em alguns casos até a Participação de Lucros e Resultados conhecida como PLR. Com isso, o campo, fonte da maior parte dos alimentos que consumimos diariamente, passou a acumular problemas atrás de problemas com os focos de tensão nas áreas de segurança pública e mobilidade. A análise é do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Lopes que reivindica maior atenção do poder público para que as pessoas que ainda trabalham na zona rural possam ter garantidas condições dignas e seguras no dia a dia.

Atento aos problemas enfrentados pelo homem do campo, o vereador defende investimentos permanentes nas estradas rurais. Segundo ele, Rio Claro vive situações críticas na zona rural que obrigam caminhoneiros a percorrerem longas distâncias em buscas das rotas alternativas por conta do desabamento total ou parcial de pontes. “Podemos exemplificar a situação citando a interdição da Ponte do Sobrado. O escoamento da produção agrícola em toda aquela região está prejudicada enquanto o reparo não for concluído”, sinalizou o parlamentar ao observar que a ponte também era utilizada por vans escolares.

Outro aspecto abordado pelo vereador refere-se à falta de segurança. Em contato com famílias que residem na zona rural do município Júlio Lopes apurou que o número de propriedades assaltadas mensalmente é alarmante. “O homem do campo, infelizmente, está a mercê de marginais. O trabalhador vê a sua propriedade invadida, fica acuado com a sua família e nada pode fazer a não ser contabilizar prejuízos”, diz o vice-presidente da Câmara. “Muitas pessoas já deixaram a zona rural por temer pela vida”, acrescentou.

A importância da agricultura para o dia a dia dos moradores da cidade é retratada por Júlio Lopes na merenda escolar servida a milhares de crianças diariamente na rede pública. Através do programa denominado Agricultura Familiar, produtores locais passaram a fornecer verduras, legumes e frutas à prefeitura. Os alimentos são repassados às escolas e incluídos no cardápio da merenda. “Além de fortalecer a renda familiar dos produtores, a administração municipal, com esta medida, garante alimentos de qualidade aos estudantes”, ressalta Júlio Lopes.

Neste dia 28 de julho, data em que se comemora o Dia do Agricultor, Júlio Lopes defende que o poder público esteja sempre atento às necessidades do homem do campo. “Se todos desistirem das dificuldades enfrentadas na zona rural, os problemas na área urbana vão se tornar insolúveis”, finaliza o vereador.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo