Meio Ambiente

Reunião preparatória para firmar convênio visando reflorestamento tem participação do vereador Julinho Lopes

O vice-presidente da câmara de Rio Claro, vereador Julinho Lopes (Progressistas), esteve, na última segunda-feira (05), em reunião no paço municipal ao lado do prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria (Democratas), onde houve a preparação objetivando o convênio e a consequente adesão de Rio Claro ao programa intitulado “Florestas do Futuro”, pertencente à Fundação SOS Mata Atlântica, cujo propósito é o reflorestamento, bem como a recuperação de áreas ambientais que estejam degradadas por intermédio do plantio de mudas de árvores nativas.

Ao prefeito foi entregue a minuta da proposta, cujo texto será avaliado pela procuradoria jurídica. Também participaram do encontro o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Penteado; Olavo Garrido, diretor financeiro da SOS Mata Atlântica; Rafael Bitante Fernandes, gerente de Restauração Florestal da fundação, e demais autoridades.

O vereador Julinho Lopes ponderou que a ação é benéfica ambientalmente e que irá auxiliar na implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana

O convênio em questão irá consentir que Rio Claro venha a liquidar os termos de compromisso de recuperação ambiental com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), provenientes de processos de licenciamento ou fiscalização e que dão a obrigatoriedade ao município de restaurar áreas com o plantio de vegetação nativa. Agora, tendo em vista a parceria, o cultivo caberá, sem gastos, à fundação.

Há a previsão, também, da participação de proprietários de terras e produtores rurais que nutram interesse em aderir ao convênio com o objetivo de realizarem recuperação florestal em suas propriedades.

“O convênio será determinante para a implantação do Plano Municipal de Arborização Urbana, pelo qual venho lutando e que visa disciplinar a plantação de árvores em praças, parques, calçadas de vias públicas e alamedas”, expôs Julinho Lopes, que acrescentou que a união de forças, principalmente entre a prefeitura e a SOS Mata Atlântica, será de grande valia. “Tudo que ainda está por vir depende de ações concretas e eficazes como esta. As gerações que virão agradecem”, ponderou o vereador. 

O convênio permitirá que a cidade liquide os termos de compromisso de recuperação ambiental com a Cetesb no tocante a processos de licenciamento ou fiscalização e que dão ao município a obrigação de restaurar áreas com o plantio de vegetação nativa

Segundo o prefeito Juninho, Rio Claro, muitas vezes, depende de parcerias com a iniciativa privada e o terceiro setor para ser funcional. Conforme ele, convênios do gênero podem ajudar o município a ampliar suas áreas de reflorestamento, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo