Notícias

Renovação da outorga do Sistema Cantareira será discutida pelo PCJ nesta sexta-feira em Rio Claro

537814_515593145201151_1631811977_n

Renovação da outorga do Sistema Cantareira será discutida pelo PCJ nesta sexta-feira em Rio Claro

Nesta sexta-feira, dia 4, às 9 horas, no salão nobre da Câmara Municipal, será realizada reunião do Conselho Fiscal do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o PCJ, presidido pelo vereador Júlio Lopes. Na pauta, a renovação outorga do Sistema Cantareira.

Ao defender o debate sobre o Sistema Cantareira, na primeira reunião itinerante do atual mandato, Júlio Lopes observou que o Conselho Fiscal precisa dar a sua contribuição na ampliação do debate do tema que envolve a maioria dos municípios paulistas. “O Cantareira trata do abastecimento de água para a Grande São Paulo, mas, não podemos ignorar que a bacia hidrográfica é toda integrada”, alertou o presidente do conselho ao destacar que Piracicaba, por exemplo, passou a depender muito do Rio Corumbataí a partir da outorga do Cantareira em 2004.

Júlio Lopes observa que a data limite para o envio de propostas e sugestões, que serão protocoladas no processo de renovação da outorga, é 8 de novembro. O processo será concluído em 22 de março de 2014, Dia Mundial da Água, com validade a partir de 6 de agosto do mesmo ano data em que vencerá a outorga de 2004. O Sistema Cantareira é o maior dos sistemas administrados pela Sabesp destinada à captação e tratamento de água para a Grande São Paulo.

Além do Sistema Cantareira, os seguintes temas serão debatidos em Rio Claro: licenças ambientais, incentivos a projetos de lei para uso da água da chuva e barragens municipais.

Para Júlio Lopes, o uso da água da chuva tem importância inquestionável já que entre outros benefícios possibilita aos municípios, por exemplo, a limpeza de tubulações sem a necessidade de se utilizar água tratada.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo