Com bola rolando o que se viu nos primeiros 25 minutos foi mais atitude da equipe da Assistência, que ameaçava a todo tempo, deixando a defesa do Real Sport FC, em parafusos com maior volume de jogo em toques rápidos no meio campo desperdiçando algumas chances claras de gol. A equipe do Real Sport FC, foi acordar aos 30 minutos em um contra ataque onde o matador Careca, perdeu a chance de abrir o placar cara a cara com o arqueiro da Assistência, jogada esta que motivou a equipe do Real, que se aproveitou do susto do adversário para postar melhor sua equipe até os minutos finais do 1º tempo.
Na volta para segunda etapa, depois de ajustes dos técnicos de ambas as equipes o jogo voltou bem parelho e equilibrado com ofensivas dos dois lados, tanto que em um contra ataque da Assistência culminou na expulsão do experiente zagueiro Pato do Real Sport FC, que deixou o cotovelo no rosto de seu adversário, com a perda do xerifão a equipe do Real, se desestabilizou, e com um jogador a menos, sofreu o gol da Assistência aos 20 minutos do 2º tempo, através do matador Pitt-Bull. Como gol o técnico Vandéco do Real, precisou se lançar ao ataque e tirou um zagueiro para colocar mais um atacante, e deu certo! Com a saída do zagueiro Tiago, e entrada do atacante Andrézinho, o time se ajustou em campo novamente encurralou a equipe da Assistência em seu campo defensivo, e foi num lance de troca de passes rápidos dentro da área, que o meia atacante Nei do Real, sofreu pênalti aos 32 minutos da etapa complementar, para delírio da torcida do time do Bairro do Santa Maria. Na cobrança feita pelo goleiro Gustavo do Real, o goleiro menos vazado da competição Luiz Gustavo deu rebote e a bola sobrou para o atacante Julio Cesar, que ao tentar converter sofreu pênalti novamente no mesmo lance, desta vez não teve conversa, o meia atacante Nei bateu e empatou o jogo, fazendo o jogo pegar fogo com chances perdidas de ambos aos lados, e foi assim que o jogo se arrastou até o apito final de Jorge Ferrari, decretando a decisão para as penalidades máximas, cinco para cada lado. E nas cobranças de pênaltis a estrela do arqueiro do Real Sport FC, Gustavo Franco, brilhou onde fez a defesa do título nas cobranças alternadas, e o caneco da 2ª edição da = RECOPA – 2012 / 2013 = ficou com a equipe do Real Sport FC, do simpático Bairro do Santa Maria, que fez a festa no domingo de carnaval, E SOLTOU. o grito: Éééééééé campeãoooo!
O campeão Real Sport FC, que não terá muito tempo para comemorar, já pensa no = REGIONALZÃO/MIX – 2013 = onde figura no grupo 01, estreia no dia 24/02/13, no Estádio IX de Julho, contra a equipe da casa, o IX de Julho/Cidade Express FC, às 10h30min hs.
