Projeto ambiental entrega hortaliças para alunos da escola Hamilton Prado
Os alunos da Escola Municipal Hamilton Prado, em Rio Claro, receberam na sexta-feira (3) hortaliças produzidas na Horta Municipal. É a conclusão da primeira fase do projeto “Ação responsável por uma vida saudável”, na qual os alunos levam materiais recicláveis à unidade de ensino. Reunidas na quadra, as crianças receberam os cumprimentos das autoridades pelo sucesso do projeto.
“Atingimos a marca de uma tonelada de materiais recicláveis arrecadados, o que mostra o empenho das crianças no projeto”, disse a diretora Mabel Inês Vitti, acrescentando que o resultado positivo é conseqüência do trabalho de todas as secretarias municipais envolvidas.
“Tivemos sorte de a escola ter sido escolhida como piloto para o desenvolvimento do projeto”, afirmou a vice-diretora Renata Corte. “As crianças do quinto ano foram designadas agentes ambientais e fizeram leitura de livros, produziram cartazes e divulgaram o projeto para as outras crianças, o que aumentou o engajamento de todas, que se comprometeram a trazer os recicláveis e a colaborar com o meio ambiente”, explicou Renata.
“Deu tudo certo e a quantidade de materiais recicláveis arrecadada foi muito grande, o que ajuda o meio ambiente”, disse o aluno da quinta série Renato de Lima Júnior.
“A consciência ambiental é muito importante porque vocês são o futuro e irão cuidar da Terra”, disse o vereador Julinho Lopes, enfatizando que a contaminação do meio ambiente interfere também na produção dos alimentos.
A diretora de Abastecimento da Secretaria de Agricultura, Maria Elena De Mori explicou que “a entrega das hortaliças às crianças é um complemento do projeto, mas o mais importante é a consciência ambiental para que tenhamos ruas, bairros e rios mais limpos, já que vocês são os protagonistas para que tenhamos um mundo melhor”, afirmou.
A representante da Secretaria de Ação Social, Marta Ceccato, parabenizou os agentes ambientais e propôs que o projeto Recicle suas Ideias, em que materiais recicláveis são trocados por livros, também seja desenvolvido na escola.
O coordenador ambiental da Secretaria de Educação, Edison Norberto de Andrade, lembrou que a arrecadação de materiais recicláveis continua até o final do ano. “Vamos fazer da consciência ambiental uma prática”, resumiu.
Joseane Valillo Ortiz, professora coordenadora da escola Caic, próxima unidade educacional a participar do projeto, também esteve presente ao evento de sexta-feira.
Após as falas das autoridades, aos poucos as crianças iam tomando o refeitório da escola. Em fila trocavam o “vale verde”, recebido em troca dos materiais recicláveis, por hortaliças, e exibiam entusiasmadas a sacola com a recompensa pela arrecadação.
O projeto é desenvolvido pelas secretarias de Educação; Agricultura, Abastecimento e Silvicultura; Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema); Ação Social; e o setor de Informação, Educação e Comunicação da Fundação Municipal de Saúde.
