Notícias

Piracicaba sai em defesa do rio Corumbataí

 

Piracicaba sai em defesa do rio Corumbataí

O Município de Piracicaba irá implantar o programa “Pagamento por Serviços Ambientais- PSA”, que estimula a participação do Produtor Rural, com gratificação financeira para o plantio de arvores, construção de bacias de infiltrações de água, execução de curvas de nível e cercas para proteção das áreas das margens dos rios. O modelo a ser utilizado será o da Prefeitura de Extremo (MG), já consagrado internacionalmente, inclusive recebendo premiação em Dubai.

O Consórcio PCJ, em complemento ao trabalho de informar os candidatos concorrentes as eleições 2014 sobre quais são as ações e investimentos necessários nas áreas de gerenciamento dos recursos hídricos, saneamento e meio ambiente, nas bacias hidrográficas dos Rios piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), distribuiu ao final da última semana carta aos Candidatos dos 8 municípios pertencentes a  Bacia do Rio Corumbataí,  com enfoque específico para  revitalização dessa Bacia Hidrográfica. Nessa Carta são contemplados projetos e ações extraídas de “Plano de Ações” Elaborado pelo Consórcio PCJ em 2012.

Cada uma das ações propostas foi cuidadosamente estudada e seguiram a linha das ações executadas pelo Consórcio PCJ e parceiros, principalmente a partir de 1999, quando as Prefeituras de Piracicaba (SP) e Santa Gertrudes (SP), lançaram o Programa denominado “Solidariedade Técnica e Financeira para a Revitalização da Bacia do Rio Corumbataí”, também conhecido como “Cobrança Voluntária da Água através de R$ 0,01/m3 de Água Faturada”.

Como resultado das ações, a implantação de um “Matrizeiro para Produção de Sementes Nativas de Espécies em Extinção”, junto a Estação de Tratamento de Água “Capim Fino” do SEMAE-Piracicaba, associado à aplicação de um eficiente Projeto de Sensibilização e Educação Ambiental, voltada ao “Gerenciamento dos Recursos Hídricos”,  terá abrangência em 8 municípios da Bacia do Corumbataí.

Recentemente, em evento de “Capacitação do Projeto Semana da Água do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ”, ocorrido no viveiro Municipal de Produção de Mudas de Arvores Nativas e Urbanas, do Município de Piracicaba (SP), Gabriel Ferrato, Prefeito de Piracicaba e presidente dos Comitês PCJ, declarou a importância do projeto e determinou a sua implantação.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo