Parlamento Regional elege membros de comissões e confirma debate sobre a polêmica do 190 para Rio Claro em abril
Integrantes do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano estiveram reunidos na última terça-feira, dia 11, na Câmara Municipal de Piracicaba. Na pauta, a definição dos membros de cada comissão e o debate de assuntos referentes à saúde pública, segurança, entre outros. O Legislativo local foi representado pelo vice-presidente Júlio Lopes e por Geraldo Voluntário.
Com o objetivo de inserir o Poder Legislativo nas discussões que envolvem o futuro das 22 cidades que formam o Aglomerado Urbano de Piracicaba, o Parlamento tem como presidente Ronei Martins, de Limeira, desde novembro do ano passado.
Na definição dos membros das comissões, Rio Claro integra da seguinte forma: Assuntos Jurídicos, Raquel Picelli; Finanças, Agnelo Matos; Assuntos Internacionais e Planejamento Estratégico, Raquel Picelli; Educação e Esportes, Júlio Lopes; Desenvolvimento Regional, Habitação, Meio Ambiente e Turismo, Júlio Lopes; Cidadania, Geraldo Voluntário; Segurança e Defesa Civil, Agnelo Matos; Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Geraldo Voluntário.
Ao ocupar a tribuna do Plenário da Câmara de Piracicaba, Júlio Lopes discursou sobre a escassez dos recursos hídricos. O parlamentar de Rio Claro parabenizou o Ministério Público de São Paulo que na semana passada realizou reunião técnica para tratar do assunto e alertou para a necessidade do Parlamento Regional acompanhar de perto e mobilizar os municípios para a renovação da outorga do Sistema Cantareira, processo previsto para ser concluído no próximo mês. “A escassez hídrica decorrente da estiagem fora de época é um alerta para o uso correto do bem natural mais precioso do mundo: a água. Temos de acompanhar passo a passo todas as audiências e reuniões onde a outorga do Cantareira está na pauta. Somente com a união de forças vamos conseguir representar o interior paulista neste polêmico debate”, disse.
Entre os temas debatidos e votados pelo Parlamento Regional estão: questionamento do motivo pelo qual o tempo-resposta da Ciretran, à liberação de documentos, não segue o modelo do Poupatempo; radares móveis, conhecido como dedo-duro, que muitas vezes deixam famílias com crianças sem transporte em rodovias devido à apreensão de veículos com documentações irregulares; a implantação do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Psiquiátrico na região; a transformação de Limeira em núcleo da Polícia Científica; porte de arma 24 horas para guardas municipais que atuam em cidades com menos de 50 mil habitantes; situação da rodovia SP-304 entre Piracicaba e Charqueada; a formação de Brigada de Incêndio em cidades com menos de 30 mil habitantes que não possuem Corpo de Bombeiros; solicitação às concessionárias para a colocação de abrigos em pontos de ônibus.
No encerramento do encontro, o presidente Ronei Martins, com o aval de Júlio Lopes, confirmou para o dia 8 de abril a realização da próxima reunião do Parlamento Regional na Câmara Municipal de Rio Claro. Na oportunidade, entre os temas principais será debatido: o retorno do 190 ao próprio município já que a centralização em Piracicaba provoca transtornos diversos.