Notícias

Júlio Lopes encaminha a construção de duas escolas e creches em reunião na Secretaria de Estado da Educação

download

Júlio Lopes encaminha a construção de duas escolas e creches em reunião na Secretaria de Estado da Educação

A construção de duas novas escolas e três creches em Rio Claro. Este foi o saldo da reunião da equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação com o vice-presidente da Câmara Municipal, Júlio Lopes, e a titular da pasta na administração municipal, Heloísa Maria Cunha do Carmo na última terça-feira, dia 3, na Capital. O encontro foi motivado pela solicitação feita pelo vereador ao secretário estadual Herman Jacobus Cornelis Voorwald em recente conversa no Palácio dos Bandeirantes.

A equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação foi representada na reunião por: José Afonso Carrijo Andrade, coordenador da Assessoria de Relações Institucionais; Andréa Grecco Pinoti; diretora técnica e Ivan Luís Aguiar de Andrade, assessor de Comunicação.

A construção de 420 moradias, obra em fase final na região do Jardim Novo Wenzel, que sinaliza à formação dos bairros Bom Retiro I e II, foi colocada na pauta de discussão por Júlio Lopes. Ele externou à equipe técnica da pasta estadual a necessidade de construção de escola nesta área ao destacar que o local vai receber em breve mais de 1,5 mil moradores. “Já realizamos estudo na região junto com a secretária Heloísa onde observamos que há três alternativas à construção”, disse o parlamentar ao citar que um dos terrenos situa-se na entrada do Jardim Novo Wenzel e os outros demais no local onde o Bom Retiro é construído.

Carrijo Andrade, ao ser informado da nova realidade do Jardim Novo Wenzel, defendeu que a nova escola seja construída na área mais próxima a maior densidade populacional do bairro Bom Retiro. “Temos condições de construir escola com 10 salas de aula nesta localidade. Vamos dar início aos procedimentos já que é preciso o município concretizar a doação de área ao Estado”, comentou.

Heloísa do Carmo lembrou que na região creche está em fase final de construção. Mesmo assim, Júlio Lopes deu ciência à Secretaria de Estado da Educação que o déficit neste setor, em Rio Claro, é de 500 vagas. O coordenador paulista da pasta informou que o município já foi contemplado com três novas creches restando apenas a doação de áreas para que o Estado possa dar sequência aos trâmites burocráticos. “As creches são de Rio Claro, basta a prefeitura fazer a doação das áreas”, enfatizou.

A construção de escola em área que contempla moradores da região onde estão os bairros Jardim Wenzel e Santa Elisa também foi discutida. Heloísa frisou a necessidade emergencial da obra ser realizada já que a escola Professora Oscália Góes Corrêa Santos encontra-se superlotada.

Júlio Lopes observou que a doação de área já foi efetivada e solicitou da equipe técnica da Secretaria da Educação informação sobre os procedimentos adotados para a construção da nova escola. A diretora Andréa Grecco informou que a documentação encontra-se na Consultoria Jurídica da pasta. “Este trabalho antecede o início do processo licitatório. Podemos adiantar que esta nova escola conta, inclusive, com projeto arquitetônico”, disse a diretora para Júlio Lopes e Heloísa do Carmo. “Trata-se de uma notícia positiva. Com a construção de uma nova escola no Bom Retiro e esta no Jardim Santa Elisa poderemos dizer que Rio Claro dará salto qualitativo na área de atendimento aos estudantes nos ensinos fundamental e médio”, observou o vice-presidente da Câmara.

A construção de muro de arrimo e estacionamento para professores na escola Heloísa Leme Marasca, próximo ao anel viário em construção, no bairro Bela Vista, também foram discutidas. “Com relação ao muro de arrimo, a obra cabe à prefeitura já que a intervenção no anel viário causou o dano no muro. Já o estacionamento destinado a veículos dos professores poderemos viabilizar. A solicitação precisa ser encaminhada pela direção da escola”, disse Carrijo Andrade.

No pacote de solicitações entregue na Secretaria de Estado da Educação, Júlio Lopes solicitou também a cobertura da quadra poliesportiva do distrito da Assistência localizada na área pertencente ao Movimento Rural Cristão. “Em dias de sol forte ou chuva, não há como moradores utilizarem o local”, disse o parlamentar. Carrijo Andrade disse que é meta do governo estadual cobrir todas as quadras de escolas até o final de 2014. Com relação à situação apresentada do distrito da Assistência, ele orientou: “O espaço precisa ser doado para o Estado. A partir daí, temos condições de implantar a infraestrutura necessária”.

Júlio Lopes e Heloísa do Carmo agradeceram através da equipe técnica o apoio do secretário Voorwald, que também é de Rio Claro, comprometendo-se a viabilizar a documentação necessária para viabilizar a nova escola do bairro Bom Retiro e as três novas creches para combater o déficit que prejudica muitas famílias anualmente na cidade.

Júlio Lopes e Heloísa do Carmo com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo