PCJ

Julinho Lopes participa da assinatura de contratos para investimento que aumentará a segurança hídrica na Bacia do PCJ

Presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ – Bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o vice-presidente da Câmara de Rio Claro, Julinho Lopes (Progressistas), esteve no último dia 09 no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde acompanhou a assinatura dos contratos para construção das barragens no Rio Jaguari, em Pedreira e Campinas, e Duas Pontes, no Rio Camanducaia, em Amparo. Os novos reservatórios, explicou o governador Geraldo Alckmin, vão ser construídos abaixo do Sistema Cantareira com o objetivo de criar uma reserva hídrica estratégica na Bacia do PCJ.

Julinho Lopes junto a representantes do Consórcio PCJ  e ao governador Alckmin no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo

“São Paulo, mais uma vez, sai na frente. Com este investimento, o governo possibilita a reservação de água nos tempos chuvosos para que na época da seca a população não sofra com problemas relacionados ao fornecimento irregular”, disse Julinho Lopes.

A fala do parlamentar de Rio Claro está alinhada com o discurso de Alckmin. Na solenidade, o governador afirmou que tal investimento se faz necessário para que os municípios não fiquem dependentes de buscar os recursos em fio d’agua. E, completou: “Se o rio abaixa, os municípios sofrem com a falta de água. Com a reservação, teremos condições de suportar as épocas de seca”, frisou o governador.

O reservatório de Pedreira ocupará uma área de 4,3 quilômetros quadrados (km²) em Pedreira e Campinas, com capacidade para acumular 31,9 milhões de metros cúbicos de água, e disponibilizará uma vazão de 8,5 mil litros de água por segundo. Já o de Duas Pontes terá uma área de 8,8 km², em Amparo, com capacidade para 53,4 milhões de metros cúbicos, e disponibilizará uma vazão de 8,7 mil litros de água por segundo.

No encerramento do evento, Julinho Lopes encaminhou solicitações para Rio Claro, com o governador Alckmin, nos setores de obras, saúde e esporte.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo