Legislativo reforça telefones para denunciar maus tratos contra idosos
O ato inadmissível que ocorreu em Rio Claro semana passada, no qual uma idosa de 83 anos sofreu abuso sexual, chocou o município e trouxe à tona, que ainda são praticadas diversas formas de violência contra a terceira idade, o que reforça a necessidade de constantes campanhas de conscientização e punição aos responsáveis.
Diante disso, aconteceu na última quarta-feira, dia 15, no Jardim Público, evento para marcar a data do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de tPrevenção à Violência à Pessoa Idosa.
A programação seguiu leis municipais de autoria dos vereadores Raquel Picelli e Júlio Lopes, que regulamentam o dia da conscientização contra a violência à terceira idade em Rio Claro.
No município existem aproximadamente 25 mil idosos e que não se sabe ao certo quantos deles sofrem violência dentro e fora de casa. Se o idoso e a comunidade não denunciam, a violência continua.
Júlio Lopes lembrou que a violência não consiste apenas de agressão física, mas também do desrespeito às vagas destinadas a eles, dos locais que são inacessíveis.
Telefones que podem ser acionados para denunciar qualquer tipo de violência contra o idoso:
Dique 100 – discagem direta e gratuita
Conselho Municipal do Idoso – 3533-2652
Polícia Militar -190
Promotoria do Idoso – 3534-1149
Guarda Civil – 153
Ministério Público – 3524-0217
