Deterioração de marquise ratifica a necessidade de intervenções imediatas no Mercado Municipal
Inaugurado em julho de 1897 à margem do Córrego da Servidão, o Mercado Municipal que já foi utilizado como quartel do Exército e retomou as suas atividades comerciais em 1924 requer intervenções com urgência para a recuperação da sua estrutura. A afirmação é do vice-presidente da Câmara Municipal Júlio Lopes que vistoriou a área, nas proximidades da Avenida Visconde, nesta semana.
Entre as situações mais preocupantes, aponta o parlamentar, está a marquise que deteriorada pela ação do tempo apresenta riscos de desabamentos em vários pontos da estrutura. “Se no momento não há recurso disponível para reformá-la é preciso, no mínimo, retirar as partes condenadas”, alerta o parlamentar. “A segurança está à frente da estética”, acrescenta o vereador ao referir-se da fachada do local.
Investimentos para garantir a acessibilidade de deficientes em todos os pontos, recuperação da fonte, entre outras situações verificadas, levam Júlio Lopes a defender que o Mercado tenha administração e recursos próprios.
“A falta de recursos, por parte do poder pública, inviabiliza a realização de obras e melhorias constantes necessárias para a manutenção do prédio histórico”, observa Júlio Lopes. “A meu ver, os valores pagos pelos comerciantes que ocupam os espaços do Mercado devem ser concentrados em conta separada das finanças do município. Com recursos próprios, comerciantes podem definir investimentos”, frisa o parlamentar.
Outro aspecto abordado pelo vice-presidente do Legislativo na visita diz respeito ao perfil das atividades que devem ser desenvolvidas no Mercado Municipal. Para o vereador, é preciso criar mecanismos para que não ocorram distorções. “A ocupação dos espaços comerciais deve sempre levar em conta que trata-se de um Mercado”, observa. “Este espaço também deve ser utilizado para atividades sociais garantido opções de qualidade para a comunidade”, finaliza o vereador que conta com requerimentos abordando os temas há mais de três anos.