Meio Ambiente

CONSÓRCIO PCJ VAI BUSCAR NAS EXPERIÊNCIAS DE ALOCAÇÃO DE ÁGUA DO SEMIÁRIDO CEARENSE ALTERNATIVAS PARA A CRISE HÍDRICA

DSCF6924 DSCF6927 DSCF6931 DSCF6933 DSCF6934

CONSÓRCIO PCJ VAI BUSCAR NAS EXPERIÊNCIAS DE ALOCAÇÃO DE ÁGUA DO SEMIÁRIDO CEARENSE ALTERNATIVAS PARA A CRISE HÍDRICA

O vereador Julinho Lopes participou nos dias 25 e 26 de junho do encontro com as empresas e municípios associados com o objetivo de apresentar a situação da crise hídrica nas Bacias PCJ e os reflexos ao Sistema Cantareira e para a disponibilidade hídrica, além de trazer a consultora Rosana Garjulli, para apresentar as experiências com a alocação de água no semiárido no Estado do Ceará. De posse dessas informações, a intenção é balizar uma minuta de proposta de uso intercalado das vazões disponíveis nos rios das Bacias PCJ.

Durante o encontro o Professor Doutor da Universidade de Campinas (Unicamp), Antonio Carlos Zuffo, apresentou um panorama sobre a situação hídrica das Bacias PCJ e do Sistema Cantareira. Na sua apresentação, ele informou que a permanecer o regime de chuvas que tem apresentado desde o início de 2014, somado às atuais vazões de afluência (volume de água que entra no sistema), o volume útil e o da reserva técnica será totalmente consumido em 100 dias. Zuffo ainda comentou que não há garantias que as chuvas voltarão a partir do próximo ciclo hidrológico em volume suficiente para acabar com a crise hídrica.

Ao final da reunião, Rosana orientou que é necessária e urgente uma atualização dos usuários e captações de água a jusante dos reservatórios do Sistema Cantareira. “A decisão sobre abrir e fechar as comportas é uma autoridade do Estado, mas racionalizar melhor o uso da água que é enviada para as Bacias PCJ pode ser feito pelos usuários e tem de ser feito já. Por isso, atualizar os dados sobre as captações ao longo dos rios que vem dos reservatórios para melhor gerir a demanda será essencial para superarem essa crise e servirá de suporte para as negociações de renovação da outorga do Cantareira”, comentou ela.

 

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo