Notícias

Comissão de Emprego visualiza futuro promissor para Rio Claro

      1450965_537958446297954_263211586_n

 1466128_537959022964563_147697665_n 1395198_537958856297913_1329396825_n    999302_537959679631164_951028939_n

Em reunião de apresentação da nova composição da Comissão Municipal de Emprego (Com-Emprego Rio Claro), realizada nesta terça-feira, 12, no Paço Municipal, o prefeito Du Altimari parabenizou o presidente da entidade, João Henrique Basso, e os novos membros que assumiram seus postos.
A ex-presidente da entidade, Neuzeli de Morais, fez um balanço da gestão 2012/2013 e destacou a “força do trabalho em equipe, responsável pelos excelentes resultados obtidos na geração de empregos e atração de novos investimentos que contribuíram para acionar a economia local”. Seu sucessor, João Henrique Basso, observou que o país deverá gerar muitos empregos nos próximos anos e disse que o gargalo a ser evitado é a falta de capacitação, que se verifica até mesmo na dificuldade do trabalhador em ler manuais, redigidos em inglês, dos equipamentos e máquinas que terá de operar. “Precisamos dar toda atenção a esta deficiência, que ameaça o desenvolvimento”, alertou.
O prefeito Du Altimari notou a importância da Comissão Municipal de Emprego, “que tem dado conta de suas atribuições e desempenha papel essencial no crescimento econômico e social do município”. Segundo ele, Rio Claro tem excelentes indicadores, dedica esforços na melhoria da infraestrutura e tem a vantagem de possuir uma economia diversificada e ativa.
Altimari afirmou que estrutura atual e o bom desempenho na geração de empregos serão reforçados em curto e médio prazo. “A transferência da Escola Bayeux para o prédio do antigo Chanceler, mais a perspectiva da construção da Faculdade de Tecnologia, terão grande impacto na formação de técnicos qualificados, que certamente serão absorvidos no mercado local e regional”. O prefeito lembrou, também, que a Unesp já cedeu, por prazo de 60 anos, área para a instalação do Instituto Federal de Educação, que poderá disponibilizar, entre outras formações, o curso de engenharia industrial em período noturno.
O vereador João Zaine frisou que a situação de Rio Claro no contexto do trabalho é tranquilizadora. “Vivemos uma realidade de pleno emprego e as ações da Com-Emprego Rio Claro dão sustentação ao mercado e estimulam novos investimentos no município”. O vereador registrou, ainda, que “o diálogo com o governo estadual, no âmbito das ações direcionadas à modernização econômica e geração de emprego, ficou muito mais fácil com a criação da Comissão Regional de Emprego”, explicou.
A “união de forças e objetivos para industrializar Rio Claro, gerar empregos e qualificar a mão de obra local” foi saudada pelo vice-presidente da Câmara, vereador Julinho Lopes. “Precisamos investir mais nos jovens, oferecer ferramentas que os conduzam ao primeiro emprego, mas um primeiro emprego que lhes garanta, de fato, aprendizado, chances reais de aprimorar e crescer profissionalmente”, ressalvou.
O alinhamento dos gestores e legisladores locais, do Executivo e Legislativo, na busca de metas que ampliem os postos de trabalho e energizem ainda mais a economia rio-clarense mereceu cumprimentos do secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Antonio Carlos Beltrame. “O foco, como já foi observado, deve ser a qualificação, a capacitação, que é o ponto de partida para as transformações que necessitamos”, declarou. “É nisso que devemos centrar nossos esforços conjuntos e acreditar”, acrescentou.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo