Saúde

Abertura da Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Diagnóstico do Câncer Infanto-Juvenil homenageia Ana Luiza Miedzieliski

A Câmara Municipal realizou na noite de quinta-feira (07), evento de abertura da Semana Municipal de Conscientização, Prevenção e Diagnóstico do Câncer Infanto-Juvenil “Ana Luiza Miedzieliski”, instituída em nosso município através da Lei 5095/2017, de autoria do vereador Julinho Lopes.

Compuseram a mesa diretora, Adriano Miedzieliski, Léia Miedzieliski, Natália Miedzieliski e Isabela Miedzieliski, pai, mãe e irmãs da homenageada, o vereador Julinho Lopes e o chefe de gabinete da Fundação Municipal de Saúde, Antônio Archangelo representando o prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria.

Sonia Mantovani, voluntária do GACC (Grupo de Apoio a Criança com Câncer), Rede do Câncer e Grupo Mais Vida, em sua fala citou a importância do evento. “A Semana do Câncer Infanto-Juvenil foi criada para informar a população sobre este importante tema, pois quanto antes uma criança for diagnosticada e encaminhada ao tratamento, maiores serão suas chances de cura”, citou ao agradecer todos que trabalham na causa e o vereador Julinho Lopes, pela iniciativa.

A Semana leva o nome de Ana Luiza Miedzieliski, falecida em abril deste ano, com 15 anos, em decorrência de uma leucemia. “A Ana mesmo diante da doença, com sua coragem e alegria de viver, ensinou a todos que por pior que seja uma situação, jamais devemos desistir”, explicou Julinho Lopes. “Em sua memória, a Câmara Municipal, juntamente com a Fundação Municipal de Saúde, irá desenvolver anualmente esta semana, levando aos bairros essa importante discussão”, defendeu o vereador.

Representando o prefeito, Antônio Archangelo citou a importância da prevenção. “Infelizmente no Brasil não temos a cultura de investir em prevenção. Nós temos que mudar esse quadro, por isso, eu acredito em semanas como esta, já que elas plantam nas pessoas a necessidade de se fazer o diagnóstico precoce e a prevenção”, salientou.

Em seguida, a emoção tomou conta de todos, quando os alunos do projeto Música é Vida, do GACC, apresentou diversos temas musicais dedicados a Ana, já que ela frequentava as aulas no projeto. Logo após, um vídeo especial sobre a homenageada foi exibido aos presentes, ao mesmo tempo em que sua luta e seu exemplo de vida eram descritos.

Por fim, a cantora Bianca Rubio se apresentou enquanto os familiares soltavam na sacada do prédio da Câmara Municipal 15 balões de gases em forma de coração, em alusão aos anos de vida de Ana Luiza.

Além das autoridades da mesa e familiares, estiveram presentes representantes do GACC, Rede Rio-Clarense de Combate ao Câncer, Clube do Siri, Grupo Mais Vida, Oficina de Perucas Laura Sales, Grupo Amor e Vida e Hospital de Barretos.

Galeria de Imagens

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo