Com um público de mais de 500 pessoas, representando cerca de 100 municípios, o 3º Encontro Estadual dos Agentes Públicos dos Municípios de Interesse Turístico, realizado nos dias 27 e 28, trouxe boas notícias aos participantes. Durante o primeiro dia do evento, o Secretário de Turismo, Claudio Valverde, anunciou seu compromisso em lutar pela alteração da “Lei das Estâncias” para criar a categoria de Município de Interesse Turístico, que beneficiaria 140 cidades com repasse de recursos. “Esse evento é muito importante, assumiu o papel de balizador para as cidades poderem se preparar para essa nova modalidade e esse novo fundo que estamos criando, que repassará aproximadamente 57 milhões de reais para serem investidos em infraestrutura”, explicou Valverde.
Cidade anfitriã do evento, Brotas, está cotada para receber o título de Estância Turística junto com mais outros dois municípios, ampliando de 67 para 70 os contemplados nessa categoria. “O Ministério do Turismo e a Secretaria de Estado usam Brotas como referência em turismo e não há uma contrapartida para o município. Vocês podem esperar o empenho do Governador e desse secretário para corrigir essa situação. Até o final de 2014 terá sido investido 1 bilhão de Reais em turismo no Estado de São Paulo”, comprometeu-se o Secretário.
Promovido pela Uvesp, com o apoio da Secretaria de Turismo, do Desenvolve SP e da Frente Parlamentar dos Municípios de Interesse Turístico (Fremitur) o encontro contou com a participação dos deputados estaduais João Caramez, Célia Leão e Itamar Borges. “Esse encontro teve uma representatividade muito grande, precisamos que os agentes públicos participem ativa e efetivamente das situações, principalmente nessa empreitada que é a criação de novos requisitos para a criação de Cidades Estância e a criação de Municípios de Interesse Turístico. O Turismo é o maior gerador de renda e emprego do mundo”, afirmou o deputado Caramez, presidente da FREMITUR. O evento teve ainda palestras dos especialistas Mario Beni, Virgilio de Carvalho, Marcelo Vilela, Julio Themes, José Fernandes Franco, Bruno Omori e Sergio Cintra.
Para o presidente da UVESP, Sebastião Misiara, a entidade atingiu seu objetivo que é debater um projeto tão importante. O turismo é um dos mais importantes tripés para o desenvolvimento de um município. “Brotas deu um verdadeiro exemplo. A vontade política das autoridades, a visão solidária da população e a visão estratégica dos empresários merecem ser reconhecidas”, afirmou Misiara.
