Notícias

SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA “PAULO ALBERTO BORTOLIN”

 

 

 

 

   

 

Olga Salomão e Júlio Lopes representam a Prefeitura e Câmara Municipal, respectivamente, na abertura da Semana da Pessoa com Deficiência. Semana da Pessoa com Deficiência conta com Exposição de Artesanatos e Casa Aberta.
A Casa Aberta, de acordo com os organizadores da semana, será realizada nos seguintes locais: Princesa Victória, das 9 às 11 horas; escola Ephraim dos Santos, das 9 às 11 horas e das 13 às 15 horas; escola Hélio Jorge dos Santos das 9 às 11 horas e das 13 às 15 horas; Caic Jardim das Palmeiras das 9 às 11 horas; Victorino Machado das 9 às 11 horas e Sérgio Hernani Fittipaldi das 13 às 15 horas. A partir das 9 horas, no Jardim Público, acontecerá o segundo dia da Exposição de Artesanatos.
A atividade vai estender-se até às 17 horas. Na oportunidade, a comunidade poderá adquirir produtos confeccionados por entidades de assistência às pessoas com deficiência. Ainda será feito o cadastramento e recebimento de curriculum vitae de pessoas com deficiência nas dependências do Senac na Avenida 2, número 720, no Centro.
A programação vai estender-se até a próxima sexta-feira, dia 19.
A abertura da programação aconteceu na última segunda-feira no Jardim Público. As apresentações do Hino Nacional e do Hino de Rio Claro ficaram a cargo do coral do Instituto Estrela da Esperança que na sequência também apresentou as músicas “A Luz Que Acende o Olhar”, “Quero Ser” e “Vencedor”. Vice-prefeita e secretária municipal de Governo, Olga Salomão representou o prefeito Du Altimari no evento.
“Estamos felizes com o trabalho realizado e queremos que ele continue. Agradeço ao vereador Júlio Lopes – autor da lei que institui a Semana dos Deficientes – que abriu espaço importante para que a cidade possa discutir políticas públicas sérias e corretas relacionadas às pessoas com deficiência”, afirmou Olga. “Que a gente possa ter uma sociedade cada vez mais humanizada”, acrescentou.
Representando a Câmara Municipal, Júlio Lopes, autor da Lei 4.232/11, fez discurso crítico chamando a atenção da sociedade para a questão: “A pessoa com deficiência não pode ficar escondida. Temos de trazê-la para o convívio social. Fazer com que as empresas cumpram e lei das cotas. Todos nós temos o direito ao trabalho bem como a vida em sociedade”, declarou o parlamentar do PP. “A acessibilidade é outra questão que precisamos trabalhar com seriedade. Defendo também a presença de intérprete para surdos em que todos os eventos públicos. Desta forma, estaremos igualando as condições e dando um tratamento adequado para todas as pessoas”, finalizou Júlio Lopes destacando a justa homenagem ao ex-vereador Paulo Bortolin: “Foi um batalhador”.
A abertura da Semana da Pessoa com Deficiência prosseguiu no Jardim Público com a apresentação do grupo de Expressão Corporal do Instituto Alan Kardec com a música “É Preciso Saber Viver”. Mais três apresentações completaram a programação: Coral de Libras da Escola Municipal Clara Freire com a música “Cada Coisa Em Seu Lugar”; Coral de Libras da Escola Armando Grisi com a música “Eu Quero Ser” e o Grupo de Dança Olindinhas do Centro de Habilitação Infantil Princesa Victória com o ritmo Samba Black. A emoção tomou conta do público que acompanhou as apresentações no Jardim Público.

 

 

 

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo