Sem categoria

Sanasa destaca reuso da água para combate a incêndios

10458321_684460791647718_700196170699076858_n

Sanasa destaca reuso da água para combate a incêndios

A região Sudeste é castigada pela estiagem histórica que tem como principal efeito a crise hídrica. A análise é da Sanasa Campinas que na última segunda-feira, 25, reuniu empresas de saneamento e autoridades em sua sede para debater os problemas causados pela seca prolongada.

Entre as autoridades presentes, o presidente da empresa Arly de Lara Romêo, o presidente nacional da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), Silvio José Marques e a relatora especial da ONU para Direito ao Uso da Água e ao Saneamento, Catarina Albuquerque. O presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, Júlio Lopes foi representado por sua assessoria.

Na abertura dos trabalhos, a Sanasa informou que Campinas já reduziu em 20% o consumo de água com trabalho de conscientização da população. Este trabalho faz parte do pacote de 12 medidas anunciadas pela prefeitura daquele município para reduzir os problemas causados pela crise hídrica.

Outra medida anunciada pela Sanasa foi a utilização da água de reuso por bombeiros para a utilização no serviço de combates a incêndios. A empresa levou a representante da ONU para sobrevoar o Sistema Cantareira. “A parte seca está fora de controle, pois tem a ver com o clima. Foi usado o máximo de recursos disponíveis para reagir a esta situação?”, questionou. “Em tempo de crise hídrica não se lava carro e nem se rega jardins. A prioridade é o uso humano”, acrescentou.

No último final de semana, o Corpo de Bombeiros de Rio Claro teve trabalho intenso devido aos focos de incêndios registrados em vários locais. O assunto foi abordado na sessão da Câmara na noite de segunda-feira, 25. Para Júlio Lopes, o reuso de água em Campinas para o combate de incêndios deve servir de exemplo para os demais municípios paulistas que enfrentam a crise hídrica.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo