Saúde

Rio Claro quer ampliar parcerias hospitalares para diminuir filas

O município de Rio Claro está definindo ações administrativas para resolver antigos problemas do setor de saúde pública. Entre as alternativas apresentadas aos vereadores em reunião realizada nesta quarta-feira (8) está a publicação de um edital de chamamento público para que hospitais particulares possam se credenciar a atender pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“A população não pode mais esperar, sabemos quais são os problemas e agora, com a união de todos, temos de encontrar a solução”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, aos vereadores ao pedir o apoio de todos. 

O objetivo do município é estabelecer novas parcerias para o atendimento hospitalar à população, a exemplo do que é feito hoje com a Santa Casa de Misericórdia, que, porém, não conta com leitos SUS suficiente para atender a crescente demanda.

O vereador Julinho Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal, lembrou que o ministro Ricardo Barros, da Saúde, e o deputado federal Guilherme Mussi, se comprometeram a ajudar o município, oferecendo todo suporte necessário. “Recentemente entregamos ao ministro Ricardo Barros um relatório onde apontamos as necessidades de Rio Claro. O mesmo fizemos durante reunião com o deputado federal Guilherme Mussi, que se prontificou a encaminhar emendas parlamentares para serem destinadas a saúde pública do município”, explicou Julinho Lopes.

Ronald Penteado, Augusto Diniz, assessor do deputado federal Guilherme Mussi, e Júlio Lopes com o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Juninho salientou que a prefeitura quer continuar contando com os atuais parceiros e que, ao estabelecer parcerias também com os demais hospitais da cidade, o governo municipal pretende ampliar o número de leitos na rede pública, diminuir a fila de espera para internação, bem como as de cirurgias e de outros procedimentos.

A fila de espera de pacientes por consultas, exames e cirurgias ultrapassa os 37.000 procedimentos. Na foto, equipe da Fundação Municipal de Saúde apresenta levantamento da saúde pública do município.

“Os hospitais privados de Rio Claro já se mostraram receptivos a essa ação. Temos projetos em fase de finalização para serem apresentados”, informou Djair Francisco, secretário municipal de Saúde, acrescentando que “a situação herdada pela nossa gestão é crítica”.

A diretora da Unidade de Avaliação e Controle da Fundação de Saúde – Eleny Freitas de Almeida – e o chefe de gabinete da Fundação – Antonio Archangelo – apresentaram dados sobre os atendimentos de urgência na rede municipal. Hoje a taxa de ocupação dos leitos disponíveis para atendimento SUS pela Santa Casa está acima de 99%. A fila de espera de pacientes por consultas, exames e cirurgias ultrapassa os 37.000 procedimentos.

O prefeito parabenizou a equipe da Fundação Municipal de Saúde pelo minucioso levantamento realizado e entregou cópia do documento aos vereadores.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo