Meio Ambiente

Rio Claro defende discussão regionalizada sobre a taxa da luz que tramita nas Câmaras Municipais

IMG_0231

Rio Claro defende discussão regionalizada sobre a taxa da luz que tramita nas Câmaras Municipais

O Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba (Praup) esteve reunido na manhã da última terça-feira, 14, em Águas de São Pedro, nas dependências do Hotel Jerubiaçaba. Na ocasião, dois assuntos polarizam os debates: a crise hídrica que se agrava com a falta de chuvas e a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública mais conhecida como taxa da luz.

Representantes da Câmara Municipal de Rio Claro, os vereadores Júlio Lopes e Geraldo Voluntário discursaram a favor da discussão regionalizada sobre a taxa da luz. De acordo com Lopes, dos 22 municípios que integram o Praup poucos já aprovaram a criação da nova taxa. “A maioria das Câmaras da região se encontra com projetos em tramitação em suas comissões permanentes ou estão prestes a receber as propostas enviadas pelo Executivo”, disse o vice-presidente da Câmara de Rio Claro. “A discussão sobre a crise hídrica precisa ser permanente, precisamos cobrar os governantes em buscas de soluções. Mas, não podemos ignorar que o Legislativo não tem o poder de decisão na crise hídrica diferente da taxa da luz em que os vereadores terão de votar projetos até o final deste ano”, completou o vereador.

Em sua fala, Geraldo Voluntário afirmou ser contra a criação da taxa da luz. A seu ver, cabe ao Praup unir forças em busca de alternativa que possa resolver a situação sem onerar o contribuinte já castigado pela alta carga tributária existente no país. “Temos duas situações preocupantes. A primeira é a criação desta taxa da luz, por recomendação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a outra diz respeito ao aumento abusivo, cerca de 38%, nas contas residenciais, comerciais e industriais que já estão em vigor”, afirmou o democrata.

Com relação à crise hídrica, o Praup marcou reunião extraordinária para o dia 11 de novembro, às 9 horas, em Conchal. Entre os convidados estarão representantes do Consórcio da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o PCJ.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo