Administração

Reunião define pontos de atuação integrada entre o Poder Executivo, Legislativo e Judiciário no combate à violência

Definir políticas públicas de segurança, integradas entre os três poderes, em conjunto com a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, foi tema de debate realizado na manhã desta segunda-feira (09), no Gabinete do Prefeito.

Julinho Lopes conversa com os oficiais da polícia ao término da reunião.

O encontro contou com a presença de Julinho Lopes, vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, do prefeito João Teixeira Jr. (Juninho da Padaria) e de representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário local. Oficiais da Polícia Militar e membros da Guarda Civil Municipal estiveram presentes. O governo do Estado foi representado pelo deputado estadual Aldo Demarchi. O secretário de Esportes, Ronald Penteado, também participou do debate.

O prefeito Juninho da Padaria agradeceu todos os presentes, enalteceu a importância da reunião e passou a palavra ao Major Rodrigo Arena, do comando da Polícia Militar de Rio Claro. De acordo com ele, algumas ações serão tomadas para coibir a violência e diminuir os índices de criminalidade no município.

“Haverá reforço de policiamento no centro da cidade, iremos reativar as operações de Forças Táticas e virão mais viaturas para reforçar o patrulhamento. Também serão remanejadas outras duas motos para a ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas)”, informou Major Rodrigo Arena.

Segundo ele, a questão operacional também será trabalhada. “Toda terça-feira será realizada uma reunião com os oficiais da Polícia para analisar as ocorrências da semana. A partir da próxima, representantes da GCM (Guarda Civil Municipal) passarão a integrar a mesma. Assim, usaremos esses dados para direcionar o atendimento”, pontuou Rodrigo. O comandante da PM também citou que é necessário o apoio da Prefeitura e da Câmara no que diz respeito à fiscalização de bares irregulares e a limitação do horário de funcionamento desses estabelecimentos.

Julinho Lopes, por sua vez, chamou a atenção para outros dois pontos: as chácaras de aluguel e as lojas de conveniência em postos de combustíveis. “Além da fiscalização de bares, devemos ficar atentos aos problemas causados em chácaras e lojas de conveniência. É necessário fiscalizar esses locais e criar uma legislação que garanta, no caso das chácaras por exemplo, que suas festas permitam o consumo de álcool para menores. Devemos ter um cadastro de todas as chácaras e seus proprietários”, pontuou.

Pauta de trabalho do parlamentar, a Patrulha Rural também foi lembrada por ele. “É necessário ampliar a segurança na Zona Rural do município. As propriedades rurais possuem, além do maquinário, os bens encontrados em qualquer residência, mas, ao mesmo tempo, não dispõem do aparato de segurança dos centros urbanos e, por este motivo, tornam-se mais vulneráveis à ação de criminosos”, citou Julinho.

Ao final da reunião, Julinho Lopes se reuniu com os oficiais e trocou informações acerca dos temas discutidos e, como vice-presidente da Câmara, se colocou à disposição da Polícia Militar.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo