Notícias

Projeto ambiental entrega hortaliças para alunos da escola Hamilton Prado

DSC04253

 

Projeto ambiental entrega hortaliças para alunos da escola Hamilton Prado

Os alunos da Escola Municipal Hamilton Prado, em Rio Claro, receberam na sexta-feira (3) hortaliças produzidas na Horta Municipal. É a conclusão da primeira fase do projeto “Ação responsável por uma vida saudável”, na qual os alunos levam materiais recicláveis à unidade de ensino. Reunidas na quadra, as crianças receberam os cumprimentos das autoridades pelo sucesso do projeto.

“Atingimos a marca de uma tonelada de materiais recicláveis arrecadados, o que mostra o empenho das crianças no projeto”, disse a diretora Mabel Inês Vitti, acrescentando que o resultado positivo é conseqüência do trabalho de todas as secretarias municipais envolvidas.

“Tivemos sorte de a escola ter sido escolhida como piloto para o desenvolvimento do projeto”, afirmou a vice-diretora Renata Corte. “As crianças do quinto ano foram designadas agentes ambientais e fizeram leitura de livros, produziram cartazes e divulgaram o projeto para as outras crianças, o que aumentou o engajamento de todas, que se comprometeram a trazer os recicláveis e a colaborar com o meio ambiente”, explicou Renata.

“Deu tudo certo e a quantidade de materiais recicláveis arrecadada foi muito grande, o que ajuda o meio ambiente”, disse o aluno da quinta série Renato de Lima Júnior.

“A consciência ambiental é muito importante porque vocês são o futuro e irão cuidar da Terra”, disse o vereador Julinho Lopes, enfatizando que a contaminação do meio ambiente interfere também na produção dos alimentos.

A diretora de Abastecimento da Secretaria de Agricultura, Maria Elena De Mori explicou que “a entrega das hortaliças às crianças é um complemento do projeto, mas o mais importante é a consciência ambiental para que tenhamos ruas, bairros e rios mais limpos, já que vocês são os protagonistas para que tenhamos um mundo melhor”, afirmou.

A representante da Secretaria de Ação Social, Marta Ceccato, parabenizou os agentes ambientais e propôs que o projeto Recicle suas Ideias, em que materiais recicláveis são trocados por livros, também seja desenvolvido na escola.

O coordenador ambiental da Secretaria de Educação, Edison Norberto de Andrade, lembrou que a arrecadação de materiais recicláveis continua até o final do ano. “Vamos fazer da consciência ambiental uma prática”, resumiu.

Joseane Valillo Ortiz, professora coordenadora da escola Caic, próxima unidade educacional a participar do projeto, também esteve presente ao evento de sexta-feira.

Após as falas das autoridades, aos poucos as crianças iam tomando o refeitório da escola. Em fila trocavam o “vale verde”, recebido em troca dos materiais recicláveis, por hortaliças, e exibiam entusiasmadas a sacola com a recompensa pela arrecadação.

O projeto é desenvolvido pelas secretarias de Educação; Agricultura, Abastecimento e Silvicultura; Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema); Ação Social; e o setor de Informação, Educação e Comunicação da Fundação Municipal de Saúde.

DSC04259 DSC04255 DSC04254 DSC04253 DSC04247 DSC04238 DSC04233 DSC04232 DSC04253






 

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo