Notícias

Programa de Controle de Tabagismo pelo SUS

No intuito de esclarecer algumas dúvidas sobre o encaminhamento de dependentes do tabagismo em nosso município e embazado em estimativas de que cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo, incluindo-se o passivo, e que essa doença atinje cerca de 6 milhões de pessoas, o Verador Julinho Lopes encaminhou em 30/11/2011 à Fundação Municipal de Saúde, o requerimento 5370/2011, no qual solicita a criação de um Centro de Tratamento para Fumantes, totalmente gratuito, visando assistir todos os pacientes com tratamento e medicação, a exemplo de outros Municípios, ao qual recebeu a resposta como segue:

“Informamos que o município de Rio Claro desde o ano de 2007 conta com o Programa de Controle de Tabagismo, pertencente ao SUS, o qual é desenvolvido no CESM (Centro de Especialidades em Saúde Mental), localizado na rua 12 nº 175 – Consolação.

Os interessados no tratamento devem procurar pelo serviço para se inscreverem. O tratamento é realizado por uma equipe multiprofissional (psicologo, enfermerira e médico), tem duração de 3 meses, com encontros semanais.

A medicação é fornecida pelo Ministério da Saúde, porém somente para os usuários que estão inscritos no Programa.

Por fim, cabe ressaltar que devido ao sucesso do Programa e a grande demanda de tabagistas (atendemos também a microrregião), há uma fila de espera para o tratamento. Para atender um maior número de pessoas e descentralizar o atendimento, mais uma unidade de saúde do municipio está aguardando a capacitação para iniciar o trabalho. A capacitação é oferecida pelo CRATOD (Centro de Referencia Alcool, Tabaco e Outras Drogas), na cidade de São Paulo.”

“Esses dados são importantíssimos e sua divulgação é vital, vamos divulgar” solicita o vereador.

 

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo