Notícias

Obras na rede de água ganham vistoria de Deputada Federal

Vamos relembrar!

Com previsão de estarem concluídas no segundo semestre deste ano, as obras de substituição da rede de abastecimento de água estão projetadas para diminuir a perda de água tratada distribuída pelo DAAE. Por consequência da nova canalização, a qualidade da água estará garantida. A antiga tubulação de canos de ferro ou cimento é trocada por condutores de polietileno.

A explicação é do vereador Julinho Lopes. ele acompanha os trabalhos realizados ao exercer a função fiscalizadora de vereador. “Constatamos que boa parte da tubulação que vem sendo retirada estava completamente comprometida por ferrugem e rompimentos”, ele avalia, lembrando que muitos encanamentos têm mais de cem anos.

“A partir de agora a água chegará às casas sem estar comprometida por ferrugem”, destaca Julinho Lopes ao assinalar que “a maioria dos canos de ferro mostra rachaduras, deixando evidente que havia perda de água tratada”. A estimativa é de que até 40% da água fornecida pelo DAAE é perdida por vazametos, motivo que implica em prejuízo no abastecimento e de recursos. “Essas perdas serão evitadas à medida que a tu bulação for substituída”, completa o vereador.

O programa de obra prevê a substituição de 70 km de encanamento e a recuperação de outros 15 km. “Até o momento o trabalho tem sido de substituição porque os canos estão ruins demais para serem recuperados”, conta Julinho.

A substituição e recuperação da rede é financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) promovido pelo governo federal. A obra está orçada em R$ 10.720.526,20 incluída a contrapartida municipal de R$ 2.342.926,00. A inclusão de Rio Claro no PAC resulta de gestões da municipalidade junto ao governo federal e de iniciativas como a da deputada federal Aline Corrêa em 2007.

Na última semana a deputada federal Aline Corrêa vistoriou as obras que no momento concentram-se no bairro Vila Aparecida. Ela foi recepcionada pelo vereador Julinho, que a acompanhou na vistoria dos trabalhos. “A deputada Aline pôde verificar que aproximadamente metade da obra ja encontra-se realizada e sentiu-se satisfeita ao ver que seus esforços para que Rio Claro fosse incluída no PAC têm apresentado bons resultados”, reporta o vereador Julinho Lopes.

 

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo