Notícias

Júlio Lopes busca apoio para viabilizar área à escola estadual no bairro Bom Retiro

Obra iniciada no ano passado, na região do Novo Wenzel, está a cargo da empresa RPS Engenharia

A construção de 420 residências, obra em andamento, sinaliza à formação dos bairros Bom Retiro I e II em área situada nas proximidades do Novo Wenzel e Jardim Bonsucesso. Com isso, o número de pessoas que moram hoje naquela região do município vai aumentar em mais de 1,5 mil em pouco tempo. Entre elas, muitas crianças, adolescentes e jovens que se encontram em fase escolar.

Atento à questão, o vereador Júlio Lopes busca definir com a Secretaria Municipal da Educação área institucional no Bom Retiro para que nova escola estadual possa ser construída. Na última quinta-feira, dia 2, a titular da pasta, Heloísa Maria Cunha do Carmo e a diretora de Planejamento, Eva Murbach acompanharam o parlamentar em visita ao novo bairro.

No local, eles identificaram, com a ajuda do engenheiro responsável pela obra, duas áreas institucionais. A primeira delas, situa-se em área rebaixada um pouco distante do eixo principal daquela região onde concentra-se a maior parte das casas do Novo Wenzel e do Bonsucesso. Mesmo assim, o que chamou a atenção de Júlio Lopes foi a extensão do terreno. “Com certeza, este local tem condições de abrigar uma escola para abrigar muitas crianças”, avaliou.

A segunda área vistoriada agradou Heloísa do Carmo e Eva Murbach devido à proximidade com o Novo Wenzel. “Estamos fazendo vistoria no Bom Retiro para apurar se há local adequado para que possamos iniciar trabalho com o objetivo de construir escola. Sem dúvida, que este bairro populoso vai necessitar de um investimento nesta área”, apontou.

Heloísa comentou que o Novo Wenzel já conta com a escola Luís Martins que atende crianças de quatro a cinco anos na Educação Infantil. No bairro também foi construída a escola Celeste Calil que atende crianças de seis a 10 anos que cursam da primeira a quinta séries. “Estamos construindo, também, no Novo Wenzel creche para atender 185 crianças de até cinco meses de vida”, detalhou.

Por outro lado, Heloísa sinaliza que a região do Novo Wenzel onde está sendo construídos os bairros Bom Retiro I e II, não conta com escola para atender alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental bem como estabelecimento de ensino para atender alunos do Ensino Médio. “Esta escola, por lei, precisa ser estadual”, aponta a secretária Heloísa.

Hoje, todos os alunos que moram na região do Jardim Novo Wenzel, confirmou a secretária, são transportados por empresa contratada pela prefeitura. A maioria deles à escola Odilon Corrêa. “Se for construída uma escola aqui no Bom Retiro o município vai fazer economia significativa já que deixaria de arcar com o custo mensal referente ao transporte escolar”, apontou.

Júlio Lopes defende que a nova escola, em estudo, seja construída através de parceria com o Estado. Desta forma, o município cederia a área, com toda a infraestrutura, enquanto o governo paulista, através da Secretaria Estadual da Educação, se incumbiria da realização da obra. “Estamos diante de uma nova realidade. O Bom Retiro I e II vai abrigar cerca de 1.600 pessoas. É preciso dar condições para que crianças, adolescentes e jovens possam estudar aqui visto que esta região fica afastada dos demais bairros da cidade. A ligação é feita através da estrada velha de Ipeúna”, completou.

O parlamentar salienta que já fez contato com a Diretoria Regional de Ensino, através do titular José Roberto Varussa, e também a Secretaria Estadual de Educação. “O assunto está avançando aos poucos. Trata-se de um investimento necessário que vamos defender em todas as esferas”, finalizou  Júlio Lopes.

(legenda)

O vereador Júlio Lopes com a secretária da Educação Heloísa do Carmo e a diretora Eva Murbach

IMG_2525 IMG_2528

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo