Meio Ambiente

Dia do Rio Corumbataí é comemorado com plantio de mudas de árvores nativas

Na quinta-feira, dia 28, foi comemorado o Dia do Rio Corumbataí. A data municipal, estabelecida através da Lei 3886/2008, foi festejada com o plantio de mudas realizada às margens do rio, em uma área de proteção ambiental, no sítio Boa Esperança, no Distrito de Ferraz.

Cerca de 80 alunos das escolas municipais “Benedicto José Zaine” e “Engenheiro Rubens Foot Guimarães” participaram das atividades. Na ocasião, conheceram um pouco da história do rio e sua importância para a região. O dia voltado ao meio ambiente culminou com as crianças, divididas em grupos de três, realizando o plantio das mudas de árvores nativas.

O vereador Julinho Lopes, um dos organizadores do evento, lembrou aos alunos sobre a responsabilidade desta geração e das próximas em preservar os rios e suas nascentes. “Preservar a água é garantir a sobrevivência de todas as espécies, pois ela é um bem natural, insubstituível para a vida”.

O parlamentar ainda salientou que este é um projeto piloto, de educação ambiental, mas que os trabalhos de reflorestamento continuarão ao longo do rio. “Iremos plantar aproximadamente oito mil mudas de árvores nas margens do Corumbataí”, concluiu Julinho.

O rio Corumbataí é responsável por abastecer os municípios de Analândia (SP), Rio Claro (SP), Itirapina (SP), Santa Gertrudes (SP), Charqueada (SP), Ipeúna (SP), Corumbataí (SP) e Piracicaba (SP).

Participaram das atividades, Sérgio Litholdo, diretor de Silvicultura da prefeitura de Rio Claro, José Rubens Françoso, presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba, José Crespo Filho, diretor de Gestão, Projetos e Planejamento do DAAE de Rio Claro, Adriana Guolo Dias, vice-diretora da escola Benedito José Zaine, Carlos Goes , diretor da escola agrícola Engenheiro Rubens Foot Guimarães e agrônomo Enéas Fergusson, diretor da Casa de Agricultura de Rio Claro. O vereador José Aparecido Longatto, de Piracicaba, autor do Fórum de Defesa do Rio Corumbataí, esteve representado por sua assessoria.

O evento foi promovido pela Câmara de Rio Claro, DAAE – Departamento Autônomo de Água e Esgoto, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, BRK Ambiental e Consórcio PCJ. 

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo