Acessibilidade

Criação do pólo paradesporto avança em Rio Claro, aponta o vereador Júlio Lopes

reuniao polo paradesporto sec educação 2014  IMG_7173

Criação do pólo paradesporto avança em Rio Claro, aponta o vereador Júlio Lopes

Proporcionar tratamento igualitário às pessoas com deficiência em diversas áreas, entre elas a esportiva. Capacitar profissionais da área da educação física para que o trabalho de integração, dentro e fora das escolas, possa ocorrer de forma correta. É com este objetivo que o vereador Júlio Lopes faz a “ponte” entre a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência e as Secretarias Municipais de Educação e Esporte.

Na tarde da última quarta-feira, dia 23, o parlamentar esteve reunido na Secretaria Municipal da Educação, com a titular da pasta Heloísa Maria Cunha do Carmo e com as coordenadoras de ensino Gisele Carvalho e Patrícia Rosalem. A Secretaria de Esporte foi representada no encontro por seu titular Reginaldo Breda e pelo diretor Jorge Sasso. A reunião contou ainda coma presença do secretário municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, José Maria Chiossi.

Na pauta, a criação de um pólo paradesporto em Rio Claro, o 17º do Estado, bem como a capacitação de 100 professores de educação física do município para que possam orientar cada vez melhor as pessoas com deficiências em suas aulas.

A reunião na Secretaria Municipal da Educação dá sequência ao trabalho iniciado neste mês em São Paulo. Breda, Heloísa do Carmo e Chiossi foram informados por Júlio Lopes que para Rio Claro ser credenciada na Secretaria da Pessoa com Deficiência como sede de um pólo paradesporto é necessário a prefeitura disponibilizar um professor de educação física e também um estagiário.

As ações do projeto são desenvolvidas em contraturno escolar e acontecem nas dependências de escolas, associações e clubes. A secretaria oferece o kit de material e capacita o professor responsável pelas aulas. O objetivo do pólo é utilizar o esporte como meio de inclusão garantindo benefícios para a saúde e igualdade de direitos.

De acordo com Reginaldo Breda, a Secretaria de Esportes vai entrar em contato com os professores de educação física para averiguar qual profissional se dispõe a encabeçar este projeto. “Acredito que não haverá problema alguma para definir o nome”, disse. Com relação ao estagiário, Breda disse que tal situação pode ser resolvida mais facilmente ainda.

O pólo paradesporto, em seu projeto original, atua com 100 alunos que podem ser divididos em cinco turmas com 20 alunos cada. Para que a integração possa ocorrer é importante que o grupo seja composto por alunos que tenham algum tipo de deficiência e outros que não apresentem deficiências.

“Solicitamos a presença do Chiossi na reunião devido à necessidade de transporte já que o projeto contempla pessoas com deficiência”, comentou Júlio Lopes. O secretário avaliou ser possível resolver a questão do transporte através de ação conjunta envolvendo diversas pastas da administração.

Com relação à capacitação de 100 profissionais de educação física, trabalho previsto para acontecer em setembro deste ano, mês em que a Câmara Municipal realiza a Semana da Pessoa com Deficiência, Heloísa observou que a ação vem para contribuir ainda mais com as atividades já desenvolvidas pelos educadores do município. A secretária comente, ainda, com relação ao pólo paradesporto que os alunos da rede municipal serão informados do trabalho que será realizado em Rio Claro. “A iniciativa merece elogios e apoio. Vamos caminhar nesta direção”, disse Heloísa ao adiantar que o assunto será levado ao conhecimento do prefeito Du Altimari.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo