Notícias

Comunidade invade floresta e improvisa área de lazer

Postado por Diário em  julho 5th, 2011

Campo Futebol 1“O conjunto habitacional Oreste Armando Giovanni, nas imediações do São Miguel, é um dos bairros de Rio Claro que carece de espaços destinados ao lazer e à diversão da comunidade. Além disso, enfrenta problemas decorrentes de lixo e entulho despejados em diferentes pontos da localidade.
Na altura do Anel Viário com avenida 74-A, por exemplo, resíduos domésticos e da construção civil contrastam com os gigantescos eucaliptos da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena), que faz divisa com o bairro – espaço este ameaçado pelo avanço da urbanização, sem nenhum controle e preservação do meio ambiente.
Na ausência de quadra poliesportiva e outros atrativos, um campo de futebol foi improvisado na área, cuja vegetação foi extraída do local. Com traves e redes, crianças, jovens e adultos disputam partidas de futebol no trecho invadido.
O quadro configura crime ambiental, uma vez que envolve danos à vegetação e invasão de unidade de conservação por terceiros. A penalidade prevista é detenção e multa aos infratores. No entanto, o adolescente J.V.B., explica que sem a improvisação não há outra alternativa para o lazer dos mais jovens.
De acordo com José Luiz Timoni, diretor de manejo da Feena, o problema é do seu conhecimento, entretanto, busca-se “estabelecer maior contato com a comunidade no em torno da floresta, a fim de conscientizá-la para a preservação do espaço e, assim, garantir o bem-estar de todos”.
A Feena possui 2.230,53 hectares com a maior variedade de espécies de eucalipto do Brasil, o que a torna referência no cultivo e pesquisa da planta e a faz conhecida como “berço do eucalipto”.”

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo