Câmara Municipal

Câmara realiza entrega de medalha Mulher Destaque do Ano e Julinho Lopes presta homenagem à professora Ilara Bellan

Nesta terça-feira (13), às 19h00, em sessão solene que integra o calendário da Semana da Mulher, denominada “Juntas contra o silêncio”, haverá a entrega da medalha de Honra ao Mérito Mulher Destaque do Ano. A homenageada pelo vereador Julinho Lopes (Progressistas) será a professora Ilara Bellan de Oliveira e Silva, que possui mais de meio século dedicado à educação, sempre em constante atualização na área. A solenidade será realizada na Câmara Municipal de Rio Claro.

Professora Ilara Bellan, que será homenageada nesta terça-feira (13) pelo vereador Julinho Lopes, na Câmara Municipal de Rio Claro: mais de meio século dedicado à educação

Biografia

Ilara Bellan de Oliveira e Silva nasceu em Rio Claro no dia 25 de abril de 1944. Filha de Oswaldo Bellan e Lourdes Callado Bellan, foi para a capital paulista aos quatro anos. Lá estudou, formou-se e casou-se com Werter de Oliveira e Silva, seu companheiro há 54 anos. É mãe de duas filhas: Rosana (em memória) e Poliana. Atua em Rio Claro desde 1975 em diversas instituições educacionais.

Possui pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, e também em Pedagogia. É credenciada como Screener para rastrear “Distúrbios Relacionados à Visão” (Síndrome de Irlen). Detém credenciamento para ministrar cursos e palestras sobre o “Método Fônico”; é alfabetizadora; especialista em Orientação Educacional e Vocacional; especialista em Educação Infantil; possui, também, experiência clínica em avaliação e atendimento psicopedagógico das dificuldades e distúrbios da aprendizagem como Dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Discalculia, Disgrafia, Disortografia, Autismo, e outros; dispõe de Direção e Docência em Curso de Pós-Graduação, Ensino Médio, Fundamental e Infantil; é Supervisosa de Estágios; além de possuir forte atuação na comunidade. Professora Ilara Bellan de Oliveira e Silva, desde o início de sua carreira, sempre atendeu socialmente quem necessitava de apoio. É Conselheira no Lar Espírita Esperidião Prado (LEEP);  e integra o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) “Jardim Floridiana” desde a sua fundação, onde, atualmente, é secretária.

Ocupa, também, a vice-presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Rio Claro; participa do grupo de Ações Permanentes nos Territórios do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); é Psicopedagoga em instituição beneficente; presta orientação a professores e demais profissionais acerca dos distúrbios de aprendizagem, ajustes curriculares e formas de inclusão individualizada; proporciona a supervisão de profissionais iniciantes na prática da psicopedagogia; e ministra palestras sobre temas relacionados às dificuldades de aprendizagem e distúrbios específicos ligados à educação. A educadora já participou de programas de pesquisas e projetos de extensão universitária, seminários, eventos e estudos relacionados à área educacional, tendo participado e realizado roda de conversas com mães e tutores.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo