Notícias

Alagamentos Jardim Primavera e Vila Martins

A proximidade de época de chuvas é momento de preocupação por parte de moradores do Jardim Primavera e Vila Martins. Região vítima de alagamentos, a confluência da Avenida 50 com a Avenida Paulista é um desafio especial por falta de drenagem adequada. O local tem histórico de enchentes com vítimas no trecho de cruzamento da antiga linha férrea com a via de acesso entre bairros.

Com a remoção da linha férrea um novo aspecto do problema passou a afetar a área. Depois das alterações no terreno devido à retirada dos trilhos, as águas passaram a se concentrar em determinado ponto ao longo do antigo leito, agravando o problema de alagamento.

Solicitado a conferir as dificuldades do bairro, o vereador Julinho Lopes avaliou as condições da área com o objetivo de solicitar providências à prefeitura. Conforme apurou, a água que ficava dispersa junto ao terreno da linha agora concentra-se com maior volume no trecho da rua lateral.

Ele explica que, na tentativa de minimizar o problema anterior, fizeram aterros ao longo do trecho que foi da ferrovia. “O objetivo foi evitar alagamento de casas de um lado, mas, por conseqüência, as águas ficam represadas na rua do outro lado, que por ser impermeável por causa do asfalto, deixou a situação ainda pior onde era apenas ruim”,  relata o vereador.

A ser ver, o problema só terá solução definitiva com a construção de galerias para escoamento geral em direção ao Jardim das Flores. “É obra grande e para longo prazo”, estima.

Para ele, no momento cabe medida emergencial. Esta seria reparar o terreno da antiga linha eliminando os aterros erguidos. “Assim, as águas voltarão a ficar menos concentradas, no demais, bocas-de-lobo novas deverão garantir escoamento a partir do pontilhão”, calcula.

Ele ressalva que até a solução definitiva, com novas galerias, o pontilhão continuará sendo alagado. “A única escolha é pelo mal menor e isso precisa ser feito com urgência, pois desde janeiro os moradores esperam por alguma iniciativa”, finaliza o vereador.

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo