Acessibilidade

Academia adaptada depende da construção da base à fixação de equipamentos no Lago Azul

IMG_9379

Academia adaptada depende da construção da base à fixação de equipamentos no Lago Azul

Combate ao sedentarismo para melhorar a qualidade de vida. Com este objetivo, o vereador Júlio Lopes que conta com amplo trabalho voltado às pessoas com deficiência através da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, a Uvesp, confirma a implantação de uma academia adaptada ao ar livre. Os equipamentos serão colocados no Lago Azul em área anexa onde já existe academia à disposição de toda a comunidade.

O envio da academia adaptada para Rio Claro é fruto da articulação política conduzida por Júlio Lopes na Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência. Para o parlamentar, o trabalho de inclusão social é amplo e entre as suas principais necessidades encontra-se a abertura de espaços para que os deficientes possam praticar esporte.

“As academias ao ar livre implantadas em Rio Claro, como por exemplo na Avenida Presidente Kennedy e na Avenida Brasil, deram a oportunidade para muitas pessoas praticarem esporte sem a necessidade de pagar pelo uso de equipamentos. Trata-se de uma ferramenta gratuita que encontra-se à disposição da comunidade”, comentou o vereador.

Por outro lado, avalia Júlio Lopes, com a implantação das academias ao ar livre, verificou-se a necessidade de se realizar trabalho para que as pessoas com deficiência, entre eles os cadeirantes, também possam ser atendidas. “Após várias reuniões no Memorial da América Latina, onde funciona a sede da Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, conseguimos garantir os equipamentos que formam a academia adaptada”, sinalizou o vice-presidente da Câmara Municipal.

Para que a academia possa entrar em funcionamento, cita o vereador, cabe à prefeitura preparar a base onde os equipamentos serão fixados. Júlio Lopes esteve no local onde constatou que a demarcação do local já foi feita. “Solicitamos à prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras que realize o serviço com urgência para que a academia adaptada possa se tornar realidade no município”, afirmou.

A academia adaptada contribui para a prevenção de diversos problemas de saúde. Ao sair do sedentarismo, o deficiente melhora disposição o que tem efeito imediato na alimentação. Este novo espaço vai possibilitar também a ampliação do círculo de amizades já que atualmente muitos deficientes vivem isolados em suas moradias.

Júlio Lopes vistoriou o local onde funcionará a academia adaptada ao ar livre em RC

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo