Marinalva Cruz vem a RC para debater inclusão no mercado de trabalho na Caravana da Acessibilidade
Etapa que antecede o trabalho em Rio Claro, marcado para 10 de junho, a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania reuniu representantes do governo paulista e diversos municípios em Holambra na última sexta-feira, 20.
Coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, o Padef, da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Marinalva Cruz abordou na palestra avanços e barreiras que os deficientes encontram na busca por espaço e respeito no mercado profissional.
“Seria muito bom que as vagas aos deficientes fossem respeitadas sem a necessidade de leis. Um dia, tenho a certeza que vamos olhar para trás e verificar que este árduo trabalho foi necessário porém com a certeza que a batalha foi vencida”, disse Marinalva. “No dia 10 de junho estarei em Rio Claro para que possamos debater este importante tema que autoridades e comunidade da cidade e região”, acrescentou.
Na oportunidade, o prefeito de Holambra, Fernando Fiori anunciou a criação da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculada à administração pública, para atendimento as cerca de 2 mil pessoas com deficiência existentes no município, segundo dados do Censo 2010 do IBGE.
Secretário adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato parabenizou o prefeito Fiori ao destacar que uma das atribuições da Caravana tem sido incentivar os gestores municipais a criarem uma Secretaria ou Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Já contabilizamos 150 municípios paulistas que caminharam nesta direção e desta forma possuem avanço maior em termos de políticas públicas inclusivas do que os demais”, disse.
No próximo dia 3 de junho, a Caravana da Acessibilidade estará em Capão Bonito e na seqüência, no dia 10, o trabalho será realizado no auditório do Núcleo Administrativo Municipal, o NAM, em Rio Claro.
