Acessibilidade

Na Caravana RC, Julinho Lopes reivindica ao governo paulista inclusão da acessibilidade no Orçamento

Na Caravana RC, Julinho Lopes reivindica ao governo paulista inclusão da acessibilidade no Orçamento

A Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania foi realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência na última sexta-feira, 10, no Núcleo Administrativo Municipal, o NAM, em Rio Claro.  A Mesa Principal foi formada pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Julinho Lopes, secretário estadual de Educação José Renato Nalini, secretário adjunto dos Direitos da Pessoa com Deficiência Cid Torquato, secretária municipal de Assistência Social Luci Wendel, João Caramez da Casa Civil Governo São Paulo, o secretário municipal de Saúde Geraldo Barbosa e o prefeito Du Altimari.

Convite Caravana da Inclusão rio Claro 2016  DSC_2077  DSC_2109  DSC_2082

Após a apresentação da palestra sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a LBI, Julinho Lopes entregou para João Caramez o ofício para o governador do Estado Geraldo Alckmin através do qual solicita a inclusão da acessibilidade no Orçamento paulista. “Os municípios precisam de suporte financeiro para investir em mecanismos que possam garantir o direito de ir e vir dos deficientes. Hoje, as prefeituras sofrem para manter o custeio da máquina pública”, disse o parlamentar ao adiantar que o ofício também será enviado ao presidente interino da República Michel Temer. “Os municípios precisam de apoio dos governos estadual e federal para que os gestores públicos possam adotar medidas alinhadas à LBI”, acrescentou.

DSC_2102  DSC_2075 DSC_2076  DSC_2100

A Caravana da Acessibilidade contou também com palestra de Marinalva Cruz, coordenadora do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência, o Padef, da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho. Em sua fala, destacou que muitos deficientes ainda desconhecem seus direitos quanto ao competitivo e exigente mercado profissional. “Não queremos que o deficiente seja contratado apenas para cumprir a lei de cotas. Defendemos a contratação com respeito que leve em conta a capacidade da pessoa realizar tarefas, cumprir metas e principalmente interagir com os demais colegas de trabalho”, salientou.

DSC_2047 DSC_2050 DSC_2057 DSC_2060

O secretário adjunto Torquato, assim como em outras cidades onde a Caravana já foi realizada, defendeu que Rio Claro também tenha em sua estrutura da gestão pública uma diretoria ou coordenadoria exclusiva para atuar na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. “O nosso intuito é formar uma grande rede no Estado, o que possibilitará avanços ainda mais significativos”, disse.

DSC_2114 DSC_2118 DSC_2121 DSC_2123

A deputada Célia Leão, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência Juliene Patrícia Antônio e o presidente da OAB-Rio Claro Mozart Gramiscelli Ferreira e advogada Rosa Cattuzzo estavam entre as autoridades presentes. Na próxima sexta-feira, 17, a Caravana da Acessibilidade será realizada em Tietê.

DSC_2128 DSC_2129 DSC_2146 DSC_2148

DSC_2160 IMG_8612 IMG_8618 IMG_8631 DSC_2152 DSC_2153 DSC_2156

Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo